Empresa chinesa articula intensão de exportar manganês existente no AP

Na manhã desta quinta-feira (07/06), o titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Santana, promotor de Justiça Adilson Garcia, representou o Ministério Público do Amapá (MP-AP) em reunião com o prefeito da cidade, Ofirney Sadala, e empresário chinês do ramo mineral, Li Ping, proprietário da empresa Fibra Resoucers. 

O encontro teve o objetivo de articular a exportação de mais de 2 milhões e 700 mil toneladas de minério de manganês, pelo Porto de Santana, que estão armazenados no município de Serra do Navio. 

A reunião foi organizada pelo prefeito de Santana, que recebeu a comitiva do empresário estrangeiro em seu gabinete. A empresa Fibra Resoucers está implantada no município há aproximadamente um ano. 

Após a reunião, prefeito, promotor de Justiça e comitiva chinesa visitaram as instalações da Companhia de Docas de Santana, onde Li Ping avaliou as condições estruturais de armazenamento e escoamento do minério que será transportado para Santana através de caminhões. 

Na oportunidade, outro local visitado foi a usina de asfalto, que pertence à Prefeitura de Santana, em que o empresário estrangeiro manifestou interesse em reformar e modernizar os equipamentos, além de cooperar com os planos de asfaltamento da cidade, como parte da política de desenvolvimento social da empresa. 

Durante a ocasião, Adilson Garcia afirmou que torce pela efetivação da parceria do município com os empresários estrangeiros para fomentar a economia de Santana e do Estado como um todo. 

O promotor de Justiça levantou, ainda, a possibilidade do MP-AP, por intermédio da Promotoria em que ele atua, elaborar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a promoção de políticas públicas com foco na habitação, caso a Prefeitura da cidade e os empreendedores chineses efetivem a parceria. 

“O estado do Amapá precisa firmar parcerias com grupos que estão dispostos a investir na nossa região. E tudo dentro das orientações do MP-AP. Se a parceria se tornar realidade, poderemos formular um TAC voltado para políticas públicas de habitação. O documento seria assinado pelos gestores do município e o empreendimento chinês”, afirmou o promotor de Justiça.

Comentários