Em bairro histórico de Santana, moradores pioneiros tapam a buraqueira das ruas com entulhos de tijolos

Cansados de esperarem por uma posição do poder público, um grupo de moradores resolveu amenizar a buraqueira que toma conta de um dos bairros mais antigos e conceituados do município de Santana. 

Construído dentro de um renomado padrão arquitetônico, para abrigar inúmeros funcionários de uma mineradora, o bairro da Vila Amazonas vive atualmente o que um dia já foi cartão postal para pessoas que vinham de várias regiões do Brasil e do mundo para conhece-la. 

“Era uma cidade urbana construída em plena floresta amazônica”, relembra um pioneiro.

Hoje com ruas praticamente intrafegáveis, o bairro ainda carrega traços de uma época considerada “de ouro”, mas não conseguiu manter a qualidade em suas vias de acesso, que atualmente estão deterioradas. 

“Toda semana tem que gastar com alinhamentos e reposição de peças nos carros. Na crise que vivemos, não tem bolso que aguente”, disse revoltado o aposentado Raimundo Ferreira, de 79 anos. 

Mesmo tendo uma residência na área primária da Vila Amazonas, o aposentado teve que passar alguns dias na casa de uma filha que mora no bairro Central de Santana para que pudesse se recuperar de uma gripe, devido não ter como se deslocar constantemente para uma unidade de saúde.

“Ninguém acredita quando digo que as ruas do bairro estão cheias de buraco”, disse o aposentado. 

Um grupo de moradores – em sua maioria, pioneiros que moram no bairro há mais de duas décadas – tiveram que arregaçar as mangas e providenciaram uma “carrada” de entulhos de materiais de construção (em grande quantidade de tijolos) para usarem na buraqueira existente nas ruas e travessas do bairro. 

“Nos sentimos abandonados, pagamos impostos de valores absurdos e não vemos o retorno em serviços mínimos como asfaltamento das vias”, lamenta Ana Débora, pelas redes sociais, que ainda continuou: 

“As eleições estão chegando e precisamos aprender a votar,atualmente temos vários políticos que moram aqui no bairro e nada fazem,estão inertes,venham me pedir voto,que sei muito bem o que dizer a cada um de vocês”, disse.

Comentários