Combater a corrupção é tema apresentado em escola de Santana

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) deu seguimento, nesta terça-feira (12/06), ao Projeto de "Prevenção à Corrupção MP vai à Escola". A ação consistiu em palestras em duas instituições de ensino. 

Pela manhã, na Escola Estadual Professor José de Ribamar Pestana, localizada no município de Santana; e à tarde, na Escola Estadual Daniel de Carvalho, na comunidade do Abacate da Pedreira. 

O objetivo dos encontros foi alertar sobre os perigos da prática de corrupção e promover a reflexão sobre como bem proceder aos estudantes dos dois educandários. 

Na Escola Ribamar Pestana, em Santana, o evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Márcio Alves, que palestrou para os alunos do educandário, acompanhado do promotor de Justiça Laércio Mendes, titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade Administrativa e das Fundações, e coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). 

“Minha vida inteira estudei na escola pública e acredito muito na força da comunidade engajada em torno de uma causa. Precisamos entender que a corrupção compromete a nossa cidadania, porque nos tira os direitos básicos, como por exemplo, a merenda escolar, que é, infelizmente, objeto de tantas denúncias”, acertou o promotor Laércio. 

Na ocasião, as professoras Girlene Bacelar e Nazaré Xavier (coordenadora do projeto na Escola Pestana), agradeceram a visita do Ministério Pública e falaram sobre a importância de o educandário estar recebendo um projeto que visa repassar a mensagem de que é errado cometer atos corruptivos, ainda que sejam considerados “inofensivos”. 

“Nos organizamos com muito entusiasmo para receber o MP e estamos absolutamente convencidos da importância desse projeto. Nossos alunos estão envolvidos e temos certeza que vamos colher belos frutos desse projeto. Agradecemos pela oportunidade de desenvolvermos essa temática de forma contínua na nossa escola”, disse a professora Girlene. 

A escola atende 1000 alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funciona nos três turnos, acolhendo estudantes dos bairros Nova Brasília, Provedor I e II, Remédio I e II e Monte das Oliveiras. 

Aproveitando a presença do MP-AP, a professora Nuna de Cássia denunciou o enfraquecimento da modalidade EJA no município. “Um verdadeiro desmonte” manifestou.

Comentários