Sinalização de via em Santana vem causando polêmica: “Uma rua com quatro pistas?”

Avenida passa por remodelação urbanística
Nos últimos dias o serviço em uma via localizada no segundo maior município do Amapá vem gerando discussões e até polêmicas. Tudo pelo fato da referida avenida está com uma demarcação bastante chamativa em termos de sinalização. 

A via em questão é um trecho de quase 500 metros na Avenida 07 de setembro (entre os bairros Fonte Nova e Paraíso), onde uma faixa de cor vermelha foi implantada na pista, além de ter sido feito a divisão de mais três sentidos de tráfego no referido local. 

A faixa começa no cruzamento da Rua Tancredo Neves (bairro Paraíso) e termina na subida do cruzamento com a Rua Everaldo Vasconcellos (Fonte Nova), podendo ser observado todos os requisitos necessários de uma sinalização padrão. 

Apesar da faixa seguir ao longo da avenida, somente este trecho entre os dois bairros que as reclamações estão mais concentradas.

Condutores se dizem confusos no trecho em obra
Mesmo demonstrando um tipo de consenso no trânsito de Santana, a obra tem deixado diversos ciclistas e condutores de veículos e motocicletas, bastantes pensativos sobre os reais objetivos do citado serviço urbanístico. 

O assunto vem tendo grande repercussão por dezenas de pessoas – tanto pelas redes sociais, como quem trafega pelas vias da cidade de Santana – que não apenas estão confusos com o que estão vendo no trecho, como também se dizem desinformados sobre o que realmente estaria proposto para o local. 

“Ainda não consegui entender o que diabos o governo quer fazer nessa avenida. Seria uma rua com quatros pistas?”, assim se pergunta uma internauta, ao atravessar diariamente o referido trecho. 

“Alguns querem entender o amor, a vida extraterrestre... eu queria entender o que eles querem fazer a Avenida 7 de Setembro”, disse de modo sátiro Roberto Colares, pelas redes sociais. 

Além das ‘excessivas’ faixas que foram feitas na via, outro ponto que também vem chamando a atenção da população em relação ao local é o fato de que nenhuma outra rua ou avenida da cidade vem recebendo esse tipo de serviço, deixando mais ainda confusos os pedestres e condutores da cidade. 

“Alguns dizem que (a avenida) vai se tornar mão única, outros falam que ela vai se tornar uma pista padronizada como aquelas ‘via modelo’ que vemos nas grandes cidades, mas são apenas comentários, ninguém diz ao certo o que ela realmente será”, relatou o autônomo Jacir Moreira, que reside na referida avenida. 

Ninguém da assessoria do Palácio do Setentrião (ou do Setrap) foi localizado para comentar sobre os serviços, porém, os responsáveis pelo projeto adiantaram que apenas seguem um plano de modificação de trajetos que atingirá várias avenidas da cidade com o propósito de melhorar os acessos e reduzir os índices de acidentes no trânsito.

Comentários

  1. Dentro da sinalização viária, existem subsistemas e a sinalização horizontal é um deles, ela utiliza-se de linhas, símbolos, marcações e até mesmo legendas pintadas sobre o pavimento. E seu objetivo é organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlando e orientando. Os subsistemas, que são a sinalização horizontal e vertical, são complementares por isto dependem um do outro para que tudo fique equilibrado.

    Branca: Utilizada na regulamentação de fluxos do mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais de trechos de vias, destinadas ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, na marcação de faixas de travessias de pedestres, na pintura de símbolos e legendas.
    Conclusão: Faltando sinalização complementar neste via com fluxo de mesmo sentido.

    ResponderExcluir
  2. Dentro da sinalização viária, existem subsistemas e a sinalização horizontal é um deles, ela utiliza-se de linhas, símbolos, marcações e até mesmo legendas pintadas sobre o pavimento. E seu objetivo é organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlando e orientando. Os subsistemas, que são a sinalização horizontal e vertical, são complementares por isto dependem um do outro para que tudo fique equilibrado.

    Branca: Utilizada na regulamentação de fluxos do mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais de trechos de vias, destinadas ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, na marcação de faixas de travessias de pedestres, na pintura de símbolos e legendas.
    Conclusão: Faltando sinalização complementar neste via com fluxo de mesmo sentido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário