IZANETE | Assuntos ligados ao meio ambiente são debatidos em Conferência Infantil Juvenil

Evento debateu assuntos ligados ao meio ambiente
Na manhã da última sexta-feira (13/04), a Escola Estadual Izanete Victor dos Santos, no bairro Paraíso, em Santana, realizou a primeira fase da V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que nessa edição, traz como tema: Vamos Cuidar do Brasil, cuidando das águas. 

Os alunos da escola apresentaram um projeto que trata da preservação e conscientização das áreas de ressaca em nossa região, abordando aspectos referentes aos fatores ecológicos e climáticos, que as áreas de ressaca exercem na região de Macapá e Santana.

Na ocasião, foi escolhido um delegado e uma suplente, para representar a escola na Conferência Estadual e lá terão a oportunidade de conhecer projetos de outras escolas, bem como apresentar o próprio projeto, almejando passar a seletiva estadual e ir representar o estado, na fase da conferência nacional em Brasília. 

O estudante Rafael Campos Santiago, de 14 anos, lotado no 9º ano do Ensino Fundamental na instituição, seria escolhido o delegado. Para o estudante, o tema tem sido bastante tratado em vários âmbitos mundiais, ficando agora responsável em discutir com mais firmeza o assunto em outros eventos. 

“Quis participar da Conferência, com o objetivo de representar a minha escola e propor melhorias para o meio ambiente, para o planeta e em especial para o nosso município que tanto precisa”, disse Rafael. 

Já a estudante Katriny Barreto Gomes, de 15 anos (também do 9° ano Fundamental) ficaria como suplente da Conferência, onde descreveu a importância do momento. 

“Com a conferência, nós podemos aprender ainda mais sobre a importância de preservar o meio ambiente e cuidando do local aonde vivemos, estaremos contribuindo para que outras pessoas, tenham acesso a um ambiente saudável”, pontuou Katriny. 

Delegado e suplente escolhidos
A professora Isabela Coutinho, orientadora do projeto, se disse satisfeita com o resultado da Conferência, onde diversas classes da sociedade puderam partilhar do tema. 

“É muito importante despertar nos nossos alunos, o interesse em cuidar da água e do próprio local em que eles vivem, a Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, é um caminho para que isso ocorra, mas também é preciso a colaboração de toda a comunidade: alunos, pais, professores e diretores, todos são responsáveis em adotar hábitos de conservação ao meio ambiente”, enfatizou. 

Conferência Nacional 
A V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente é organizada pelos Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, com a participação de alunos do período do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. 

A conferência se divide em três (03) etapas: escolar aonde é escolhido o projeto elaborado pelos alunos, bem como, o delegado e o suplente, para representar a escola na Conferência estadual, onde a mesma seleciona projetos e delegados para representar o Amapá na fase nacional em Brasília. 

O atual gerente do Projeto Protagonismo Estudantil da Secretaria Estadual de Educação (Seed) Manoel Dário foi quem representou o Amapá na IV Conferencia Nacional pelo Meio Ambiente em 2013 e explicou com otimismo sua participação naquela fase nacional em Brasília. 

“Nos dá muito ânimo ver que mais alunos estão buscando participar das discussões a respeito da preservação ambiental, é necessário dar esses jovens, ferramentas para que exerçam na sociedade um papel de agente transformador do meio em que estão inseridos e essa conferência, bem como, o aprendizado que ela repassa aos seus participantes, é um impulso primordial para exerçam esse papel”, destacou Dário. 

A Conferência realizada na Escola Estadual Izanete Victor, contou com a colaboração da direção escolar.

Comentários