Deficiente denuncia desrespeito de motorista de ônibus à polícia: “Humilhada sem consideração”

Fato vem ocorrendo na linha intermunicipal
Uma mulher, portadora de deficiência física, denunciou à polícia de Santana o descaso de um motorista de ônibus que vem lhe abordando constantemente durante seu acesso ao veículo, que faz a linha intermunicipal Santana-Macapá. 

A mulher – que pediu para manter seu nome em sigilo – relatou na Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) localizada no distrito da Fortaleza, que pelo menos dois motoristas da empresa de ônibus Sião Thur, que presta serviços no itinerário entre as duas maiores cidade do Amapá, costumam ficar fazendo questionamentos durante sua entrada nos coletivos. 

“Toda vez que entro pela porta da frente, eles ficam me mandando descer do ônibus e entrar por trás, mas eu não tenho como passar pela roleta devido minha deficiência”, relatou. 

Deficiente encaminhou denúncia ao Setap
A denunciante disse que sua situação de não poder passar pela roleta dos ônibus já havia sido anteriormente comunicada ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap), que acatou seu pedido de entrar pela frente, porém, apresentando sua identificação de deficiente. 

“Assim mesmo eles continuam questionando minha entrada. A gente fica sendo humilhada sem consideração alguma dos nossos direitos”, lamentou. 

Segundo a denunciante, o limite desses constrangimentos aconteceu no último domingo (dia 1º de abril) quando a embarcou em um desses coletivos intermunicipais, sendo novamente questionada pelo motorista sobre sua entrada pela porta da frente. 

Denúncia já foi protocolada no Ministério Público
“Ele (o motorista) começou a falar em voz alta pra todo mundo ouvir que eu estava errada e devia descer do ônibus. Isso nos deixa sem reação naquele momento”, frisou. 

A deficiente procurou novamente o Setap no início dessa semana, onde relatou o episódio, e foi orientada sobre os procedimentos que serão tomados sobre a situação. 

Além do Setap, a deficiente já registrou um boletim de ocorrência e protocolou uma denúncia no Ministério Público Estadual, para que providências sejam tomadas. 

“Se não resolverem agora, isso vai virar um péssimo costume de muitos motoristas que destratam não somente os deficientes, como também os idosos”, finalizou.

Comentários