Avó realiza sonho de neto autista com visita especial à Eletronorte: “Quer ser engenheiro elétrico”

Benedita presenteou neto com visita à estatal
“Conseguimos!!!!”, foi assim que Benedita Réus, de 52anos, definiu pelas redes sociais, numa única palavra a emoção de está presenteando seu neto Oscar Luiz, no dia que completou seu 15º aniversário na última terça-feira (13/03). 

Toda uma programação, feita de forma surpresa, foi organizada com a ajuda de familiares e colaboradores, tendo o pontapé inicial na escola onde o jovem estuda, localizada no Centro da cidade de Santana. 

Oscar conheceu o COR da Eletronorte
Porém, a ideia de modo geral, partiu da avó do homenageado, que disse observar desde a infância o desejo do neto em se tornar um grandioso profissional da área elétrica. 

“Desde criança, Oscar sempre amou luzes, cores, lâmpadas e outras coisas dessa área. E conforme foi crescendo se apaixonou pela eletricidade mais ainda, sempre dizendo que um dia vai trabalhar na CEA, na Eletronorte”, relatou a avó. 

Acompanhando a paixão do neto pelo mundo da eletricidade, Benedita decidiu transformar esse sonho em realidade, procurando contar com a ajuda de pessoas que estavam diariamente em contato com seu neto, onde assim tornaram uma ideia em prática. 

Conhecendo o setor operacional da Eletronorte
Entre os envolvidos na programação, estava o enfermeiro e fisioterapeuta Neto Corrêa, que já desenvolve um trabalho sócio-pedagógico com Oscar, e que também abraçou a ideia da homenagem. 

“Entramos em contato com a CEA e a Eletronorte e contamos a eles sobre o sonho desse menino. Para nossa surpresa, as empresas nos deram uma resposta positiva”, disse Corrêa, que também está concluindo o curso na área de Fisioterapia. 

Visita 
Na tarde da última terça-feira (13), um veículo enviado pela Eletronorte chegou à frente da casa de Benedita Réus, como parte da surpresa tão aguardada ao seu neto. 

Oscar ganhou um capacete com seu nome
Acompanhado de um fotógrafo (Elivelton Ferreira), da avó, do pai Jonathan e do amigo Corrêa, o aniversariante – que, apesar de ser de poucas palavras – não conseguiu esconder em sua face o tamanho da felicidade que passou naquele momento. 

Foi levado diretamente para conhecer a Usina Termelétrica da Eletronorte, localizada na entrada da segunda maior cidade do Amapá, onde foi pessoalmente recebido pelo gerente da estatal no Estado, o Engenheiro Marcos Drago, e representantes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). 

Gerente da Eletronorte explicando os circuitos
O gerente local foi quem mostrou passo-a-passo a Oscar o Centro de Operações Regionais (COR), de onde são monitorados todo o sistema de geração de energia elétrica para o Amapá. 

Com paciência, cada distribuição de circuitos elétricos foram sendo explicados ao homenageado, que se mostrou fascinado durante a visita. 

Presenteado
Nos primeiros momentos de sua chegada à subestação elétrica, como presente, Oscar ganhou um capacete exclusivo da estatal, contendo seu nome, o que evidenciou a importância daquela visita. 

Para a avó Benedita, que não saía do lado do neto feliz, aquilo se tornou mais do que inesquecível. 

“Ele se viu por dentro de tudo, que se já conhecesse o funcionamento das máquinas e como se produz a energia”, disse. 

Além da sala de operações, as máquinas geradoras de circuitos internos e o gigantesco parque térmico da subestação foram visitados pelo aniversariante e seus familiares, que tirou dúvidas de cada área que conhecia.

“Poder ver o rostinho de felicidade e empolgação dele foi algo esplêndido, coisa de Deus mesmo”, falou o enfermeiro Corrêa, emocionado durante a visita. 

Homenagem 
Depois de conhecer as principais áreas de geração e transmissão de energia, o adolescente foi surpreendido com um “parabéns” dos organizadores e participantes da homenagem, que ainda foi agraciado com mais um presente, já agendado para a semana que vem: 

“Ele vai conhecer a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (em Ferreira Gomes), um presente dado pela gerência da Eletronorte, algo que não consegui me conter de saber ali”, contou a avó, ao saber do reconhecimento tomado por todos durante a programação de visita à estatal. 

Para cada participante envolvido na homenagem ao adolescente, a dedicação e a força de vontade foram apenas alguns dos itens usados espontaneamente para ver a felicidade explanada no rosto de “um futuro profissional” dessa geração. 

“Eu não tenho explicação pra tantos sentimentos bons que me transbordam e se isso é felicidade, eu só tenho a agradecer a Deus de poder ajudar a realizar o sonho de um adolescente Autista que tanto deseja ser Engenheiro Elétrico”, disse Corrêa.

Comentários