“Apagão” atinge mais de 700 mil habitantes no Estado do Amapá

“Apagão” atingiu 15 municípios amapaenses
Uma queda de energia elétrica afetou 15 municípios do Estado do Amapá na tarde desta quarta-feira (21/03), desde as 16h e vindo a ser totalmente normalizado às 18h. 

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Estima-se que mais de 700 mil pessoas no Estado tenham sido atingidos com a inesperada interrupção de energia.

Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas. 

Foram confirmadas que 90% dos municípios amapaenses ficaram energia elétrica, exceto Oiapoque, que é abastecida por uma usina termelétrica. 

A falha causou transtornos no trânsito, estudantes foram liberados das aulas mais cedo, donos de estabelecimentos comerciais estão preocupados, e uma operadora de telefonia ficou inoperante. 

Outras cidades das regiões Norte e Nordeste do país também registraram falha no fornecimento de energia. Há relatos de que foram afetados os estados Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins. 

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) emitiu a seguinte Nota sobre o ocorrido:

NOTA INFORMATIVA CEA 

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informa que uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou interrupção do fornecimento de energia elétrica às regiões norte e nordeste na tarde desta quarta-feira (21). 

No Amapá, apenas o município de Oipapoque não foi afetado. O fornecimento de energia elétrica está sendo gradativamente restabelecido. As causas do desligamento estão sendo apuradas. 

A CEA monitora a situação junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Comunicação Social CEA

Comentários