Frota de ônibus pode ser reduzida após quatro assaltos em um dia na capital

Intermunicipais também poderão reduzir frota
O número de assaltos registrados em ônibus que fazem a linha urbana entre Macapá e região metropolitana tem gerado preocupação para o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap). Só na sexta-feira (17), quatro coletivos foram alvos de roubos.

Diante da violência, o Setap estuda a possibilidade de diminuir a frota, além de adotar outras medidas, como a implantação de sistema de monitoramento eletrônico. 

De acordo com o presidente da entidade, Décio Melo, a situação tem gerado prejuízos financeiros e emocionais as vítimas. 

“Só esse ano, mais de 30 ônibus foram assaltados nas regiões urbanas de Macapá e metropolitana […]. Isso tem gerado grandes prejuízos as nossas empresas, além de deixar funcionários e a população em pânico”, disse. 

Ao longo dos anos, os rodoviários vêm denunciando e reclamando da insegurança causada por constantes assaltos. A Polícia Militar destaca que tem intensificado as abordagens nos coletivos, através da operação “Ônibus Seguro”. 

Em nota, a PM destacou que "algumas medidas devem ser adotadas pelas empresas de ônibus, tais como implantação de câmeras de monitoramento em toda frota com monitoramento em tempo real, como já é feito em outras capitais do Brasil. A PM vai se reunir com o Setap para redefinir ações", disse. 

Na sexta-feira, os roubos ocorreram nas zonas Norte, Sul e Central da capital amapaense. Passageiros e funcionários ficaram sob ameaças de armas branca e de fogo. Celulares, dinheiros e bolsas foram levados pelos criminosos. Nenhum dos casos teve prisão de suspeitos. 

“Estamos pensando em diminuir a frota. Já vamos tentar implantar sistema de câmeras de segurança, que vai gerar mais custos com aumento no número de funcionários para fazer monitoramento e manutenção. Tudo isso pelo simples falta de segurança”, explicou Melo. 

A terça-feira (13) de carnaval também foi registrado roubo. Homens armados com facas invadiram um ônibus e renderam os passageiros na Rua Claudomiro de Moraes, no bairro Buritizal, Zona Sul. Já na segunda-feira teve registros de dois assaltos a coletivo em um intervalo de 5 horas.

Informações do G-1 Amapá

Comentários