PROTESTO | Mototaxistas cobram da Prefeitura de Santana fiscalização contra clandestinos

Mototaxistas cobram fiscalização do Executivo
Um grupo de mototaxistas do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, realizou um protesto nesta segunda-feira (08) na região central da cidade, cobrando uma fiscalização mais eficiente contra transportes clandestinos. O manifesto ocorreu em frente à prefeitura. 

A administração municipal informou que está previsto para 2018 um concurso público para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS), que vai contratar agentes de trânsito. 

Ficaram em frente à Prefeitura de Santana
Atualmente, segundo a prefeitura, não há funcionários efetivos devido ao encerramento de contratos administrativos em dezembro de 2017. A manifestação teve início por volta das 9h na avenida Santana. 

Segundo o sindicato dos mototaxistas, cerca de 80 trabalhadores participaram do protesto. 

Ainda de acordo com o sindicato da categoria, o transporte clandestino aumentou na cidade e vem gerando uma concorrência desleal aos trabalhadores credenciados, que seguem normas estipuladas pela prefeitura e pagam impostos. 

Chegaram a bloquear acesso na ponte da Fortaleza
“Faz um ano que estamos legalizados, passamos por todo o processo de licitação e o serviço não é fiscalizado. Estamos sendo prejudicados, porque além da concorrência com os clandestinos, ainda pagamos altos impostos e isso não é justo”, reforçou a presidente do sindicato, Alcilene Xavier. 

O secretário geral do sindicato, Antonio Silva, enfatizou que cerca 200 mototaxistas estão legalizados, mas pelo menos 800 clandestinos circulam pela cidade, o que gera um prejuízo para eles. 

“Cada dia mais clandestinos tomam conta das ruas de Santana, o que prejudica o emprego de quem paga impostos e se legalizou para exercer essa função. Muitos estão com problemas até para pagar essas taxas não conseguem trabalhar”, disse. 

Situação que passa o mototaxista José Roberto Araújo, de 37 anos. Ele reforça que somente neste mês teve que gastar mais de R$ 200 para o pagamento de impostos e seguro. 

“Isso dificulta o nosso serviço e a fiscalização não acontece na cidade. Não tem resposta e nem agilidade e disputamos o espaço com clandestinos. É muito ruim isso pra gente”, lamentou. 

De acordo com a prefeitura, o concurso para o STTRANS terá 19 vagas, sendo 14 para agentes de trânsito, uma para contador e outra para servente. A minuta do edital já está pronta e o próximo passo do processo será a contratação da banca organizadora.

Informações do G-1 Amapá

Comentários