Dos 137 táxis, 61 ainda não fizeram aferição dos taxímetros em Santana

Cerca de 40% dos táxis não fizeram aferição
O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) vai retornar ao município de Santana, no próximo domingo, 21, para atender aos proprietários dos 61 táxis que ainda não realizaram a aferição do taxímetro, aparelho que mede o valor cobrado pelo serviço com base numa combinação entre distância percorrida e o tempo gasto. 

Dos 137 veículos autorizados a circularem pelas ruas e avenidas do município, 76 participaram da fiscalização realizada no último domingo, 14, e estão aptos para a prestação do serviço. 

A fiscalização periódica iniciou no dia 2 de janeiro em Macapá e Santana. No total, 925 táxis da capital e 137 do segundo município mais populoso do estado precisam realizar o procedimento que busca garantir a segurança dos usuários dos veículos autorizados ao transporte de passageiros. 

O coordenador Técnico-Operacional do Ipem, Ronildo Nobre, explicou que o procedimento realizando em Santana, a princípio, foi para atender aos veículos com placa de terminação 1, 2, 3 e 4, mas outros aproveitaram e também participaram da fiscalização. 

“Santana tem essa particularidade. A maioria dos proprietários buscam se regularizar antes do prazo”, destacou Nobre. 

Aos taxistas é dado um prazo de três meses para se regularizarem. Além do taxímetro, os pneus dos veículos também passam por inspeção. 

Segundo o coordenador, trata-se de um procedimento que busca verificar se o veículo continua com as mesmas especificações apresentadas na fiscalização anterior. 

“A troca de pneus para um aro diferente, por exemplo, pode influenciar diretamente na cobrança das corridas”, explicou o coordenador. 

A ação vai acontecer no mesmo local do último domingo, na Avenida Santana, ao lado do 4º Batalhão de Polícia Militar. 

“Vamos dar continuidade na fiscalização. Se não concluirmos neste domingo, retornaremos posteriormente ao município até que todos os veículos estejam devidamente vistoriados”, concluiu Nobre. 

Em Macapá, a fiscalização dos taxímetros está atendendo aos veículos de placas com final 1, 2, 3 e 4. Em fevereiro será a vez dos com a terminação 5, 6 e 7. 

O procedimento encerra em março, quando serão atendidos os de números 8, 9 e 0. Se deixar de fazer o procedimento, o permissionário estará sujeito às penalidades previstas na Lei nº 9933/99.

Comentários