Abandonado, prédio que já serviu de UBS coloca moradores de Santana em risco

Prédio está abandonado há quase cinco anos
O prédio onde já funcionou o Posto de Saúde Yacy Alcântara, localizado no cruzamento da Rua Damião da Cruz Barreto com a Avenida Dom Pedro-I, no bairro Fonte Nova, em Santana, há mais de três anos tem outra destinação: está servindo como criadouro de doenças tropicais e também como ponto de abrigo para marginais. 

O antigo posto de saúde, praticamente abandonado pelo Poder Público, já foi depredado por vândalos que constantemente aparecem no local – mais no horário da madrugada.

No meio do lixo estão prontuários médicos
Quando funcionava a unidade era de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santana, estando hoje dominado pelo matagal e o desgaste do tempo. 

No interior da unidade um rastro de destruição. Telhas quebradas, janelas arrancadas e uma torneira que jorra água noite e dia. Muita água parada que sugerem focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Um dos fatos surpreendentes de se ver são inúmeros fichários e prontuários médicos, contendo dados e históricos de pessoas que procuravam constantemente a unidade de saúde, na qual tais documentos deveriam estar corretamente em registros de arquivos como forma de consulta para acompanhamento médico.

Várias salas da unidade estão depredadas
Bem ao fundo do prédio abandonado, é possível ver um bloco misto inicialmente construído pela Prefeitura de Santana que, segundo informações de moradores que residem próximo ao local, serviria como anexo do posto de saúde, mas teve a continuidade das obras paralisadas por questões desconhecidas. 

Segundo Dona Maria Ribeiro moradora do bairro, o posto virou abrigo para vândalos, ladrões, moradores de rua e até usuários de drogas, onde fazem badernas, chegando a dormirem no espaço abandonado. 

“Já não respeitam mais o local de serviços essenciais à população, ali há furtos, contendo arrombamento da porta do posto de saúde”, denunciou a moradora. 

Assim Dona Maria, outros moradores também cobram uma resposta do poder público de imediato, pois, segundo os mesmo “embora que não seja promessa de campanha, mas que olhem para nossa comunidade e faça um serviço para o bem comum, fiscalizando mais e garantindo a administração adequada do dinheiro destinado á saúde, pois afinal o governo (municipal) é para todos”. 

UBS do bairro vem funcionando em prédio alugado
Providências 
De acordo com Felipe Cardoso, que preside a Associação Comunitária do Bairro Fonte Nova, um ofício já foi encaminhado para a Prefeitura de Santana, com o intuito de buscar maiores informações sobre o prédio abandonado e as possibilidades de uma reforma total.

“Além da Prefeitura, iremos também acionar o Ministério Público para averiguar o que de fato aconteceu para terem abandonado aquele prédio”, disse Felipe. 

A unidade de saúde comunitária do bairro Fonte Nova vem atualmente funcionando em um ponto residencial (alugado) situado na Rua João Leite Coutinho, enquanto não há qualquer previsão sobre a construção de um prédio definitivo para a unidade. 

A Semsa foi procurada pelo blog no início da tarde desta segunda-feira (08), mas ninguém foi localizado para comentar sobre a situação.

Comentários