Navio Patrulha da Marinha está aberto para visitação em Santana

Navio está aberto para visitação ao público
O fim de semana tem uma opção de lazer diferente em Santana. A partir deste sábado (09) até o domingo (10), o Navio Patrulha Guanabara, da Marinha do Brasil, está aberto para visitação. A embarcação está atracada na área da Capitania dos Portos, na Vila Daniel, em Santana, e as visitas gratuitas acontecem de 14h às 17h. 

Com cerca de 46 metros de comprimento, a embarcação é subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Com mais de duas décadas de existência, a embarcação desloca mais de 200 toneladas e atinge velocidades de até 27 nós (aproximadamente 50km/h). 

De acordo com o capitão da Marinha Bruno Afonso, as pessoas podem visitar toda a área externa do navio. “É uma oportunidade de mostrarmos como é o trabalho no navio para manter a soberania do país”, disse. 

O capitão ainda informou que o navio faz os serviços de repressão ao contrabando e ao comércio ilícito, controla as áreas marítimas sob jurisdição brasileira e protege a cidadania marítima do país. 

“As pessoas têm muito interesse em conhecer as armas” e como funciona por detalhes esse gigante das águas”, observou. 

O estudante Alexsandro Junior, acompanhado de uma colega de escola, disse que gostou muito de conhecer um pouco do funcionamento do navio. 

“Você se mostra mais do que envolvido nesse mundo, parece que você está navegando bem longe dentro dela”, comentou o estudante. 

Além da visitação ao navio da Marinha, o público também poderá conhecer um extenso espaço que foi adaptado para receber os visitantes que queiram conhecer os procedimentos de segurança e funcionamento de fragata. 

Aos interessados, o navio continuará atracado até este domingo (10) das 08h da manhã até as 17h.

Comentários