Gravado com elenco de Macapá, projeto “Novo Amapá” vira curta-metragem

Todo elenco foi selecionado no Amapá
Como parte do projeto original, “Novo Amapá – O Filme” é um curta-metragem que, durante todo o mês de novembro, foi gravado em Macapá, com participação do elenco local. 

Já em fase final de edição, o filme também está sob direção de Wagner Junior e preparação de elenco e direção de cenas de Waldo Piano, baseado no roteiro de André Laurent para “Novo Amapá – A Última Viagem”. 

Elenco composto de vários jovens
Segundo a equipe, foram inseridos no novo filme os personagens principais da história verídica. 

“Nesta fase, gravamos todos os personagens com artistas da região. Quando for realizado o longa-metragem, esses papéis serão de artistas nacionais, conforme já estava designado no projeto original, mas nosso elenco local continuará participando do filme”, ressalta Junior. 

Cineasta Wagner Junior durante as filmagens
O diretor explica ainda que começar o projeto através do curta-metragem possibilitará lançar a ideia no mercado. 

Além disso, segundo Wagner, o curta “será transformado em trailer e o roteiro original será colocado em prática a partir do ano que vem.” 

Como um dos objetivos da realização do curta-metragem é participar de festivais e eventos, o novo formato já deve estar presente em seu 1º festival de cinema e será inscrito, em dezembro, no I Olhar do Norte. 

Projeto “Novo Amapá” 
O curta-metragem irá retratar a maior tragédia fluvial já ocorrida no Brasil, o naufrágio do barco Novo Amapá, em 06 de janeiro de 1981, na foz do Rio Cajari. O acidente matou na época mais de 350 pessoas. 

Segundo informações do Departamento Regional da Marinha no Pará, o barco transportava mais peso do que sua capacidade permitia. 

A embarcação levava a bordo mais de 600 passageiros e uma tonelada de carga comercial, enquanto o volume máximo suportado seria de 400 pessoas e meia tonelada em mercadorias. 

Além disso, outro problema está na lista de viajantes registrados. De acordo com a Capitania dos Portos, na listagem dos passageiros que partiram do Porto de Santana constavam apenas 150 nomes. 

I Olhar do Norte – Festival de Cinema 
"Olhar do Norte" é o primeiro festival de cinema realizado pela Artrupe Produções. A organização visa dar visibilidade para a produção audiovisual da região Norte do Brasil através de um evento que acontecerá entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2018, em Manaus (AM). 

Produções efetuadas em todos os estados do Norte brasileiro ou por realizadores nascidos no Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, poderão ser inscritas no festival até 6 de dezembro. 

Os curtas devem conter, no máximo, 25 minutos, com início das gravações a partir de janeiro de 2016. 

O júri do festival irá definir os filmes premiados em nove categorias, sendo elas: Melhor Filme, Direção, dois prêmios para Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte, Som, além de Melhor Filme de acordo com o Público.

Comentários