“Cidadão de Bem”: Escolinha de Futebol quer transformar crianças e adolescentes em craques

Escolinha funciona no Parque das Laranjeiras
Transformar crianças e adolescentes em craques do futuro – essa é a ideia da Escolinha de Futebol “Cidadão de Bem”. Nela são oferecidas aulas de futebol gratuitas para meninos de bairros carentes de Santana. 

A pequena escolinha, que fica no bairro Parque das Laranjeiras, área norte da cidade de Santana, já é conhecida entre os moradores, mas desde o início do ano vem mostrando e expandindo seus objetivos sociais, sendo mantida pela própria Associação de Moradores do Parque das Laranjeiras (AMPJ). 

Treinos acontecem todos os sábados
No início (há pouco mais de dois meses), eram atendidos 30 crianças e adolescentes, entre 08 a 12 anos de idade. Atualmente esse número saltou para 50. 

Segundo Junior Monteiro, um dos coordenadores do projeto, a ideia é a de acolher as crianças e adolescentes, tirando elas do ambiente da rua e formar atletas. 

“Sabemos da dificuldade enfrentada no bairro, sabemos que as crianças poderiam ficar mais tempo nas ruas, então a nossa ideia é tirar elas desse ambiente e formar atletas, atletas que frequentem a igreja, instruindo eles”, disse Junior, que também preside a associação do bairro. 

Cerca de 50 alunos já participam da escolinha
Palestras educativas já estão sendo organizadas para serem oferecidas aos alunos. Através dessas iniciativas muitas crianças comparecem à escolinha, que ocorre todas as manhãs de sábado. 

“A ideia é mostrar para eles que é possível que eles se tornem grandes nomes do futebol e também tragam colegas que gostem de praticar essa modalidade. Vemos que essas crianças e adolescentes que recebemos aqui não podem perder o sonho e é isso que queremos que eles tenham, a vontade de acreditar”, apontou o coordenador. 

Alunos recebem orientações sociais e familiares
Além dos treinos, as crianças também recebem orientações sociais e familiares do professor Robson Cortes, que também abraçou essa causa. 

“Todos os sábados trazemos essa garotada, não apenas para praticar e exercitar o lado físico, mas também orientamos sobre os perigos das más-amizades, má-camaradagem e tantos outros. Tem dia que vamos nas casas e conversamos direto com os pais, mostrando a importância de manter o filho no caminho do esporte, do futebol. Tanto que hoje são quase 50 envolvidos (entre meninos e meninas) que já não estão mais nas ruas, então é muito importante esse acompanhamento”, explicou Cortes. 

Busca de Apoio 
Os meninos que fazem parte da Escolinha têm entre oito e 12 anos, onde muitos chegam a se deslocar até do bairro adjacente, que é o Jardim de Deus. 

“Para eles não existem limites nem distancias para alcançarem seus sonhos”, disse Junior.

Apesar da simplicidade, mas acima de tudo da sua grande força de vontade, Junior adquiriu um espaço modesto – um terreno com quase 750m² – para ali servir como campinho e manter essas atividades. 

“Limpamos o local com ajuda dos moradores, pintamos as laterais e agora estamos atrás de patrocinadores que possam nos ajudar a construir as arquibancadas para os nossos pequenos atletas. Isso é agora uma questão de tempo”, garantiu Junior.

Comentários