Extrativista é autuada por lotear área de preservação em Santana

Área de preservação teria sido dividida em 15 lotes
Uma solicitação do Ministério Público Estadual, em Santana, levou órgãos de controle ambiental a autuar, nesta sexta-feira (17/11), uma extrativista de 67 anos. Segundo denúncia, a mulher estaria loteando uma área de preservação permanente, localizada no Distrito Industrial. 

Além de multa, a extrativista pode perder a licença, emitida em 2012, para morar e trabalhar na área. A ação foi cumprida pelo Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) em parceria da Agência Amapá e Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) de Santana. 

Casas e armações já erguidas no local
De acordo com a coordenadora de fiscalização ambiental do Imap, Edilene Ribeiro, um relatório será enviado à Justiça que deve avaliar a situação. A mulher teria alegado que os terrenos divididos seriam destinados aos filhos que trabalham com ela. 

“De início, essa mulher morava no local para a extração e plantação, mas depois ela começou a lotear em mais ou menos 15 casas e armações. A área é muito grande, com igarapés e mata. A autorização dela era apenas para uso sustentável”, ressaltou. 

Exploração ilegal 
Além da invasão e desmatamento ilegal identificado no Distrito Industrial, fiscais do Imap também encontraram uma carvoaria sem licença atuando na região. 

Um homem foi notificado para comparecer ao Instituto de Meio Ambiente. A princípio, o responsável pela carvoaria não apresentou nenhuma documentação sobre o trabalho de exploração. 

Caso ele não se apresente até a próxima terça-feira (21/11), ele poderá ser conduzido coercitivamente para depor, segundo o Imap.

Informações do G-1 Amapá

Comentários