Aprovada a implantação da 1ª escola com gestão de ensino militar de Santana

Uma audiência pública ocorrida no último sábado (04/11), discutiu a implantação do modelo de gestão e ensino militar na Escola Estadual Afonso Arinos, localizado na área portuária de Santana. 

As discussões tiveram a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Polícia Militar do Amapá (PM/AP), pais, estudantes, líderes comunitários e de entidades estudantis. 

Durante a audiência, técnicos da Seed e da PM apresentaram como funciona o método pedagógico e disciplinar do ensino militar, que já vem sendo utilizadas em pelo menos três (03) instituições públicas da capital. 

Atualmente, a escola Estadual Afonso Arinos atende uma clientela de quase 1.200 alunos que cursam os ensinos Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

“O currículo a ser adotado continuará sendo o da Secretaria de Educação, com implantação de projetos da Polícia Militar para complementar. A gestão será da PM, mas os professores que hoje atuam na escola, que são da rede estadual, continuarão”, destacou o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seed, Sebastião Magalhães. 

O momento serviu, também, para a comunidade tirar dúvidas sobre o processo. Na ocasião, os pais de alunos da entidade santanense aprovaram por unanimidade a iniciativa e se mostraram ansiosos para ver, na prática, o funcionamento da nova gestão de ensino.

“Hoje foi um dia histórico, não apenas para a escola como também para o município, onde foi decidido por unanimidade pela comunidade a implantação desse projeto de escola militar em Santana, que agora somente trará grandes benefícios para a sociedade amapaense”, disse o comandante geral da PM/AP Coronel Rodolfo. 

A audiência pública promovida pela Seed e PM é quesito obrigatório no processo que tramita no Ministério da Educação (MEC) para que a escola possa ser de gestão militar compartilhada com a Secretaria de Educação. 

“A escola apresenta todas as condições viáveis para funcionar com a metodologia de escola militar, garantindo grandes homens e mulheres para o futuro promissor do Estado”, ressaltou o comandante do 4º Batalhão da PM em Santana Tenente-coronel Aldinei. 

O comando geral da PM não oficializou a data prevista para começar a funcionar a primeira escola militar de Santana, mas possivelmente deverá ser ainda no ano de 2018.

Comentários