Taxa do Lixo: Associações se reúnem e decidem fazer abaixo-assinados contra nova Lei Municipal

Presidentes de bairros de Santana reunidos
Numa reunião que ocorreu na noite dessa quarta-feira (04/10), que contou com a presença de mais de 15 representações de associações de bairros do município de Santana, onde o principal assunto tratado foi a questão da taxa sobre a coleta do lixo domiciliar, que foi recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade, e ainda vem causando grande polêmica junto à sociedade local. 

De acordo com a nova Lei – que segundo o prefeito de Santana Ofirney Sadala, só deve começar a ter validade a partir de 2018 – será cobrado um valor variado em cada imóvel da cidade, dependendo da metragem da área onde está localizado o imóvel. Ou seja, uma tabela expedida pela Prefeitura vai indicar o valor do lixo através de cada metro quadrado da área do imóvel. 

Márcia Batista, do bairro Fé em Deus
“Em vez do prefeito procurar condições de dominar a crise com a geração de empregos, apareceu com essa ideia de cobrar mais um imposto para pobre morador se virar pra pagar”, disse a líder comunitária Márcia Batista, do bairro Fé em Deus. 

Após vários debates sobre o assunto, ficou decidido pela organização e coleta de assinaturas que serão posteriormente encaminhadas para órgãos do legislativo (Prefeitura e Câmara de Vereadores) para que possam reavaliar essa nova legislação municipal, e se caso não seja possível mudar esse quadro, providências no meio do judiciário serão tomadas. 

“A população não tem que ser punida por problemas administrativos que a prefeitura passa, deve existir outros meios de se resolver questões que não deve sobrar pro povo pagar”, declarou a líder. 

A pretensão é que as assinaturas populares comecem a ser recolhidas ainda nessa sexta-feira (06), onde cada associação de moradores do município deverá está saindo às ruas para coletar as assinaturas. 

“As pessoas que também não concordam com essa taxa do lixo, podem ir procurando o presidente de bairro que ele irá buscar sua assinatura”, disse.

Comentários