Santanense vai representar o Brasil em Encontro Internacional MERCOSUL

A estudante Yara Lorrane estará no Uruguai
No período de 05 a 11 de outubro, estará acontecendo na cidade de Montevidéu (no Uruguai), o 4º Encontro Internacional do Parlamento Juvenil MERCOSUL (PJM) com a presença de dezenas de estudantes vindo dos principais países da América Latina, na qual irão intercambiar e discutir sobre temas como Gênero, Direitos Humanos, Trabalho, Participação Cidadã, Integração Latino-Americana e Inclusão Educativa. 

Do Brasil, já estão confirmados os 27 representantes estaduais que compõem o PJM nacional, onde irão compartilhar de suas experiências e vivências em temáticas diversas como Direitos dos estudantes e outros temas sociais. 

Representando o Estado o Amapá está à frente a estudante santanense Yara Lorrane, de 16 anos, que embarcou ainda na madrugada dessa terça-feira (04) com destino ao evento, mas conversou ontem com o blog sobre os temas a serem tratados no Encontro e sua atuação como parlamentar estadual do PJM. 

Escolhida em novembro do ano passado para um mandato de dois anos, a jovem foi eleita após manter um projeto denominado Yara idealizou um projeto denominado “Jovem Empreendedor Sustentável na Escola”, que busca incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras, promovendo um incentivo à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente em um elo para o mercado empreendedor. 

“Sabemos que bons exemplos são diariamente copiados e temos esse papel de multiplicar esses exemplos através de ações, seja elas pequenas ou grandes”, disse a parlamentar juvenil. 

Yara ladeada com outras parlamentares estaduais
Segundo Yara, o encontro PJM se apresenta sobre cinco importantes temas (Inclusão Educativa, Direitos Humanos, Jovem e Trabalho, Integração Regional e Gêneros), na qual serão debatidos cada segmentos. 

“Cada dia será debatido um tema e no último dia do evento apresentaremos uma carta que vai representar a opinião de todos nós (representantes brasileiros) sobre um desses temas debatidos, que será o nosso resultado sobre esse Encontro”, esclareceu a estudante.

Opiniões e ideias sobre temas de atualidade (como o voto no exterior e a revalida de títulos universitários) também estarão sendo discutidos e intercambiados no encontro. “Serão diálogos livres sobre temas que estão vinculados com nossas vidas e nosso cotidiano, onde poderemos compartilhar visões e ideias acerca da sociedade que queremos”, explicou a jovem. 

Além do Uruguai (sede do Encontro), já estavam confirmados a participarem do evento jovens do Brasil, do Chile e da Argentina. 

Yara Lorrane estuda Mineração no IFAP
Que é o PJM? 
O Parlamento Juvenil MERCOSUL (PJM) é uma proposta que surge no marco do “Setor Educativo do MERCOSUL” em resposta à necessidade de fortalecer a participação dos jovens no processo de promoção da cidadania regional. 

Nas suas diferentes instâncias, o PJM significa uma experiência formativa para os jovens estudantes. 

Os participantes, ademais de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam em debates construtivos que lhes permitem fortalecer sua capacidade para expressar suas ideias e desenvolver suas habilidades de reflexão crítica. 

Neste sentido, o PJM busca empoderar aos jovens, habilitando-lhes como participantes ativos nos grupos e nas comunidades das que formam parte, vislumbrando a necessidade de se comprometer ativamente na esfera pública, exercendo seus direitos e reclamando sua participação na toma de decisões coletivas.

Comentários