Comarca de Santana realiza a 6ª edição da Oficina de Parentalidade

O Fórum da Comarca de Santana realizou na manhã de sexta-feira (29/09) a 6ª edição da Oficina de Parentalidade, que é um programa educacional, preventivo e multidisciplinar, destinado às famílias que estão enfrentando a fase de reestruturação familiar motivada pela ruptura de laços provenientes do divórcio ou separação. 

O programa de parentalidade tem uma ampla parceria entre TJAP, Ministério Público, Governo do Estado e Prefeitura de Santana, e objetiva efetivar uma política pública de prevenção e resolução de conflitos familiares, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, promovendo a paz social e propiciando um espaço seguro e confiável para famílias em fase de separação ou pós-separação, para que elas possam se sentir acolhidas e compreendidas nas suas especificidades. 

A juíza Michelle Farias, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, falou sobre a oficina feita pelos participantes e pelas instituições parceiras. 

“A avaliação dos participantes e das instituições que os atendem tem demonstrado que a iniciativa é de grande valor e pode contribuir muito para a redução dos conflitos familiares”, enfatizou a magistrada. 

Segundo a assistente social Janice Divino, é frequente que os pais fiquem muito envolvidos em seu próprio conflito e processo de separação ou divórcio, deixando de perceber o quanto os filhos são afetados e, por vezes, se afastando no intuito de evitar mais conflitos. 

“Às vezes os filhos acabam servindo como mensageiros ou investigadores do ex-casal, alimentando ainda mais o conflito entre os pais, então essa oficina é realizada com o propósito de evitar que isso aconteça e que traga traumas para a vida dos filhos desses ex-casais”, finalizou a assistente social. 

César Kaíque, de 19 anos, conta que a Oficina foi proveitosa, pois muitos conflitos que vivencia, atualmente, em seu convívio familiar, poderão ter uma solução com base no que foi repassado durante as palestras. 

“Minha esposa e eu estávamos passando por uma situação complicada porque no casamento anterior ela teve um filho e o pai da criança não aceitava minha convivência com a criança, então isso era muito ruim para nós. Todos nós participamos da oficina e esperamos conseguir resolver qualquer problema com base no que aprendemos aqui”, ressaltou César. 

Em torno de 35 a 40 familiares, convidados a partir de procedimentos detectados pelas entidades parceiras, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social, Centros de Referência e Atendimento à Mulher e à Família, participaram da Oficina de Parentalidade.

Interessados em participar das próximas edições da Oficina podem procurar as equipes de apoio psicossocial dos Juizados da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e da Infância e Juventude, além das Varas Cíveis e Criminais da Comarca de Santana.

Comentários