“Cativando Leitores”: Escola realiza Projeto para incentivar alunos a interagir com a leitura

Toda classe de professores envolvida no projeto
Um Projeto de Leitura desenvolvido pela Escola Estadual Professor Francisco Walcy foi realizado na manhã desta quarta-feira (11/10), no bairro Nova Brasília, em Santana. 

Criado para incentivar e aproximar as crianças e os jovens dos livros, o projeto “Cativando Leitores” também visa a interação de seus estudantes através de atividades interdisciplinares que abordam o livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor Antoine de Saint-Exupéry, considerada uma das obras literárias mais conceituadas e lidas no mundo. 

Classe estudantil presente no evento
“Decidimos levar um projeto desses a frente não apenas através da leitura, mas também com apresentações teatrais, das danças, da declaração de poesias, tudo com o objetivo de unir os alunos com a leitura”, explicou a professora Aldiléia Almeida, uma das coordenadoras do projeto. 

O projeto abrange os alunos dos turnos da manhã (Fundamental) e se estende com o turno da noite (EJA), contando com o apoio de toda a classe de professores da instituição. 

“Ler é ato prazeroso e estimular os alunos se torna algo muito mais valioso”, reconheceu a professora. 

Para o estudante Júnior Santos, de 14 anos, o projeto demonstra uma proximidade positiva para aqueles que não tinham tanto conhecimento das obras literárias.

“Você ouve falar da obra, mas não conhece muito sobre ela, e um projeto assim te mostra de várias maneiras sobre o que ela está contando”, disse o estudante. 

O diretor da escola Luiz Nery entende que projetos desse tipo devem ser expandidos periodicamente, já que os resultados são visíveis para a classe docente da instituição.

“Basta vermos que o projeto tem uma temática muito bem aceitável com os alunos que participam e isso engrandece a ideia de novos projetos desse mesmo tipo, claro que vamos buscar condições e espaço no calendário escolar para sempre organizarmos”, explicou o diretor. 

Localizada quase no final da Avenida Maria Colares, (no bairro Nova Brasília), a Escola Estadual Francisco Walcy já existe há mais de 25 anos, atendendo uma clientela de cerca de 990 alunos nos três turnos.

Fotos cedida pelo professor Jonas Lima

Comentários