1ª Vara Criminal de Santana bate metas do CNJ três meses antes do prazo

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Santana já antecipou, nesta terça-feira (03/10), o cumprimento de todas as metas que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu para 2017. 

Segundo a titular da unidade, juíza Priscylla Peixoto Mendes, o resultado é fruto do empenho de toda a equipe que compõe a Vara, “essencial para o cumprimento com três meses de antecedência”. 

Entre as metas atingidas estão: Meta 1 – julgar mais processos que os distribuídos (quantidade maios de processos de conhecimento do que de distribuídos no ano corrente); Meta 2 – identificar e julgar processos mais antigos até 31/12/2017 (no 1º Grau, julgar pelo menos 80% dos processos distribuídos até 21/12/2013); Meta 4 – priorizar o julgamento de processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa (identificar e julgar 70% ou mais das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 21/12/2014). 

A referida Vara Criminal atingiu os seguintes índices (números atualizados nesta data – 03/10/2017): Meta 1 – 101,56%; Meta 2 – 107,95%; Meta 4 – 121,95%. 

“O CNJ anualmente estabelece uma série de metas para cumprimento por parte de unidades judiciais de todo o Brasil”, explicou a magistrada. 

“O objetivo da medida é estimular a produtividade, celeridade e eficiência da prestação jurisdicional, enaltecendo o trabalho dos servidores e magistrados que conseguem atingir os percentuais previstos”, complementou. 

De um total de oito metas estabelecidas pelo CNJ, somente as três (1,2 e 4) se aplicam às Varas Criminais. “As demais têm foco em Varas Cíveis e no 2º Grau de Jurisdição”, esclareceu a magistrada. 

“Sinto-me satisfeita e realizada com todo um trabalho de equipe concluído com sucesso, mas a Vara segue trabalhando intensamente e até o final de 2017 devemos ter números ainda melhores”, concluiu a juíza titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santana, Priscylla Peixoto Mendes.

Comentários