Operação no Porto de Santana possibilita o embarque de 30 mil toneladas de soja

O Porto de Santana, administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA), realizou na última segunda-feira (04/09), o embarque de 30 mil toneladas de soja produzida no Estado, com destino ao México. 

Os grãos exportados são fruto da produção de cerca de 30 agricultores da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), sendo o marco inicial de todo o projeto de grãos, chamado Arco Norte, que deverá resultar em uma inclinação no volume de operações a serem realizadas anualmente no Estado. 

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, destacou que as operações devem resultar na geração de emprego e também no aumento da arrecadação dos impostos federais, estaduais e municipais. 

“A ideia é de que em curto período de tempo possamos aumentar o número de operações, inclusive com a exportação da produção do centro-oeste brasileiro, gerando emprego e renda para o Estado", frisou. 

De acordo com o diretor operacional da CDSA, Vitor Hugo Holanda, a ideia principal do Arco Norte é dinamizar a exportação brasileira de grãos e reduzir custos. 

A previsão é que o projeto atenda também agricultores do norte do Mato Grosso e de outros estados da região Norte do Brasil. 

“Escoar a produção pela Região Norte sai bem mais barato e transforma o produto nacional em um produto mais competitivo a partir da produção do centro-oeste brasileiro”, ressaltou.

O vereador Genival Oliveira também prestigiou a operação e destacou que o crescimento nas operações do Porto de Santana é essencial para o desenvolvimento do município.

“Com essas operações Santana só tem a ganhar”, falou. 

Todo o investimento para a operação é privado, incluindo a infraestrutura de armazenagem de grãos da Cianport, empresa do Matogrosso. 

Já existe a previsão de uma nova operação no mês de outubro, para exportação de mais 32 mil toneladas de soja.

Comentários