Mobilidade: Plano Estadual para Santana inclui implantação de sistema binário e semáforos

As obras de mobilidade urbana de Santana feitas pelo Governo do Amapá renovarão mais de 23 km de ruas e avenidas do município, porém as mudanças não serão vistas apenas nos serviços de drenagem, pavimentação, meio-fio e sinalização. O tráfego em algumas vias também sofrerá mudanças. 

Trata-se do binário de trânsito (ruas paralelas que operam em sentido oposto) que será implantado na cidade. O assunto vai ser apresentado aos santanenses durante uma audiência pública marcada para o próximo dia 30. 

A iniciativa é do Governo do Estado do Amapá e será executada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) em parceira com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Com o binário, as ruas Costa e Silva, Salvador Diniz, Adálvaro Cavalcante e Euclides Rodrigues terão mudança no sentido de tráfego. O mesmo acontecerá com as avenidas Das Nações, Princesa Isabel, 7 de Setembro e Castelo Branco. 

O binário de trânsito consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único. O projeto de Santana vem sendo desenvolvido pela área de Engenharia, Educação e Perícia do Detran. 

O responsável técnico do setor, Carlos Absalão, explicou que vários fatores contribuem para a implantação de um sistema binário em uma cidade, um deles é o desenvolvimento que as áreas contempladas com a implantação do sistema terão no futuro. 

“O binário possibilita a expansão do comércio, de linhas de ônibus, maior fluidez no trânsito”, acrescentou. 

Ruas 
As mudanças serão as seguintes: a Rua Salvador Diniz terá sentido único, de leste a oeste. Entrando pela Rodovia Salvador Diniz e seguindo até a Avenida Santana. A paralela será a Rua Costa e Silva, que fluiria no sentido oeste/leste, vindo da Avenida Santana até a Pastor Souzinha. 

A Rua Adálvaro Cavalcante também seguirá no sentido oeste/leste, entrando pela Avenida Santana até a Avenida Stélio de Oliveira. Já a Rua Euclides Rodrigues seguirá de leste a oeste sentido Avenida Santana. 

Avenidas 
A Avenida Princesa Isabel será de mão única no sentido norte/sul, iniciando na Rua Everaldo Vasconcelos, no bairro Fonte Nova, até a Rua Claudio Lúcio Monteiro, no Hospitalidade. 

Sua paralela será a Avenida Das Nações, cujo sentido sul/norte iniciaria na Rua Machado de Assis, bairro Hospitalidade, seguindo até a Rua Everaldo Vasconcelos, no Fonte Nova.

A Avenida 7 de Setembro seguirá no sentido sul/norte iniciando na Rua Claudio Lúcio Monteiro, bairro Comercial, até a Rua Everaldo Vasconcelos, no Fonte Nova. A paralela será a Avenida Castelo Branco no sentido norte/sul, da Rua Everaldo Vasconcelos, no Fonte Nova até Rua Claudio Lúcio Monteiro, bairro Comercial. 

A preferencial será sempre de quem estiver no binário. 

Sinalização 
Santana receberá também a instalação de mais nove semáforos em cruzamentos de vias do município. Atualmente, apenas as esquinas das Rua Ubaldo Figueira com a Avenida Princesa Isabel, no Centro, e na Salvador Diniz com a Avenida Maria Colares, no Hospitalidade, possuem a sinalização. 

Segundo o coordenador técnico da Área de Engenharia, Educação e Perícia do Detran, o órgão já finalizou a licitação para a compra dos equipamentos. 

“O Detran vai instalar e fazer a manutenção destes equipamentos durante um ano. Depois, passamos eles para a Superintendência de Transporte e trânsito do município que ficará responsável por eles”, enfatizou. 

Os semáforos serão instalados nos seguintes cruzamentos: Rodovia Salvador Diniz com Pastor Souzinha, próximo à Vila Amazonas; Rua Claudio Lúcio Monteiro com Avenida Maria Colares, Hospitalidade; Rua Salvador Diniz com Avenida Dom Pedro I, Centro; Rua Salvador Diniz com Avenida Castelo Branco, Centro; Rua Adálvaro Cavalcante com Avenida Princesa Isabel, Centro; Rua Tacredo Neves com Avenida 7 de Setembro, Paraíso; Rua Tancredo Neves com Avenida Santana, também no bairro Paraíso; Rua Everaldo Vasconcelos com Avenida 7 de Setembro, bairro Fonte Nova. 

 A instalação de um semáforo no cruzamento entre a Rua Claudio Lúcio Monteiro e Avenida 7 de Setembro ainda está sendo estudado pelo Detran. 

Caso não seja necessário, o equipamento deverá ser implantado em outro cruzamento da cidade ainda não definido.

Informações do Diário do Amapá

Comentários