Em prédio precário, Escola de Santana mantém merenda dos alunos com venda de roupas usadas

Escola Novo Horizonte atravessa problemas
Risco de desabamento, telhados danificados e vários equipamentos de uso didático/pedagógico danificados são apenas alguns dos problemas encontrados na parte interna e externa da Escola Estadual Novo Horizonte, em Santana. 

Construída há mais de duas décadas no bairro Novo Horizonte, a escola atende cerca de 200 crianças na faixa etária de 2 a 6 anos de idade, que buscam o aprendizado dentro de estruturas totalmente comprometidas. 

“Uma situação que nos deixa com o coração na mão diante da quantidade crianças que estamos lhe dando e procuramos evitar que algo aconteça com elas”, disse a professora Elieusa Ferreira. 

Logo na parte de entrada da escola é possível ver que a precariedade consiste nas paredes de madeira, além de inúmeros telhados danificados, como a ausência de forro nas salas de aulas, portas quebradas e até sanitários danificados. 

“É mais que um desafio o que estamos enfrentando”, disse a professora. 

Sem merenda 
Como se não bastasse as péssimas condições físicas do ambiente de ensino, a falta de merenda para a criançada tem sido outro problema enfrentado pelo corpo docente da escola, que recorreram à venda de roupas usadas para garantir essa alimentação mínima para os alunos.

Nos finais de semanas, são realizadas feiras de vendas de roupas usadas onde todo o dinheiro arrecadado com a venda é revertida na compra de merenda para a escola.

Tão lamentável a situação em que chegamos”, disse uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar.

Em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o blog foi informado de que os recursos que eram direcionados à Escola Estadual Novo Horizonte foram bloqueados devido a falta de prestação de contas das gestões anteriores, mas que providências ligadas à estrutura da escola estão sendo tomadas. 

“Ainda não há uma previsão de data, mas planejamos que todo esse pessoal (alunos e corpo técnico) seja transferido para outro prédio o quanto antes”, prometeu a secretária adjunta da Seed Keuli Baia.

Comentários