“Apagão”: Moradores do Ambrósio se revoltam com falta de energia e bloqueiam várias ruas e avenidas

Moradores bloquearam várias ruas e avenidas
Dezenas de moradores que residem ao longo da Rua Cláudio Lúcio Monteiro – na área denominada de Baixada do Ambrósio – cansaram de passar horas sem energia elétrica e decidiram na noite desta sábado (02/09) bloquear a via como ato de revolta e protesto. 

A rua, que é uma das principais do município de Santana, por está no mapa do itinerário de coletivos urbanos e intermunicipais, foi bloqueada por uma fogueira feita com pedaços de madeira e pneus. 

Segundo alguns moradores, os constantes “apagões” estão acontecendo há mais de uma semana, e chegam a durar de duas a quatro horas diárias sem o fornecimento regular de energia elétrica. 

“Já estamos cansados dessa falta de respeito que acontece todo santo dia”, reclamou a doméstica Marilda Siqueira, que já calculou a perda de quatro lâmpadas incandescentes devido aos “apagões” que ocorrem na região. “E o pior é que nós tiramos do bolso pra repor essas perdas que temos”. 

Outra pessoa que tem já se preocupa com os possíveis prejuízos que virão é o comerciante Adírio Soares que mantém dois estabelecimentos comerciais em pontos distintos da Baixada do Ambrósio, onde vem se recuperando de prejuízos anteriores.

No início da semana já aconteceu duas faltas de energia que demoraram pra retornar e perdi vários sorvetes que estavam encubados no freezers. O ruim é ter que esperar essa boa vontade de quando normaliza a energia quando bem querem”, questionou o comerciante.

Uma equipe de técnicos do plantão da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) chegou a ser vista nas proximidades do local onde ocorria os bloqueios, mas não puderam tomar frente de nenhum serviço com receio de represália dos manifestantes.

Três viaturas da Polícia Militar de Santana foram acionadas e estiveram no local para manter o local em caso de situações mais turbulentas, além de uma equipe do Corpo de Bombeiros que procurou sanar o incêndio nos locais que foram bloqueados pelos manifestantes.

“Respeitamos que é direito deles de reclamarem de um serviço que consideram de péssima qualidade, mas se puderem evitar que qualquer danos ao patrimônio público e lesão com alguma pessoa seja retido, é bem melhor”, declarou um dos policiais.

Outras via
Além da Rua Cláudio Lúcio Monteiro, outros cruzamentos de avenidas próximas também foram bloqueadas com pedaços de madeira e pneus, sendo todos queimados para evitarem o acesso de veículos, e demonstrando a indignação dos moradores que alegam estarem sofrendo há dias com as constantes interrupções de energia elétrica. 

“Providências já estarão sendo cobradas junto ao Ministério Público na próxima semana, por que não devemos continuar suportando esse clima de descaso que a concessionária de energia elétrica faz com a população que paga um dos maiores valores de consumo elétrico do país”, garantiu o vereador Fabiano, que esteve acompanhando pessoalmente a situação dos protestos.

O blog efetuou várias tentativas de contato com a Assessoria de Comunicação da CEA, mas não obtivemos êxito.

Comentários