Setap inicia atualização cadastral para implantação do novo sistema de biometria facial

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) iniciou na última segunda-feira (10/07) a atualização cadastral dos usuários de benefícios como a meia-passagem, passe social estudantil e as gratuidades legais, como idosos e deficientes. 
 
A medida faz parte da implantação do Sigon Vision, um sistema de biometria facial que tem o objetivo de evitar fraudes e garantir que os benefícios sociais sejam utilizados exclusivamente pelos titulares dos cartões magnéticos. A atualização é simples e não demora mais que 5 minutos. 

Após confirmar seus dados, uma imagem atualizada do usuário é capturada e passa a compor o banco de dados de biometria facial que está sendo implantado nos ônibus. 

O Setap explica que o sistema alcança exclusivamente os detentores de benefícios, não sendo extensivo a usuários de vale-transporte ou passageiros pagantes. 

Consultores da empresa contratada para implantar o sistema já estão nas garagens, testando validadores e treinando rodoviários. A fase atual é de instalação das câmeras. Alguns veículos já estão circulando com os equipamentos, ainda em fase de testes. 

Ao todo 243 ônibus, das linhas urbanas e metropolitanas receberão as câmeras de biometria facial. A imagem produzida nos ônibus é encaminhada, por meio de um software, que compara com a foto do cadastro do estudante no Setap. 

Se identificada alguma irregularidade, os técnicos do sindicato tomam as providências necessárias, de notificação e suspensão do benefício. 

Os estudantes ou usuários de benefícios sociais que já fizeram a atualização cadastral este ano estão liberados. Mas quem carteiras anteriores a 2016 devem procurar o prédio do Setap e atualizar seus dados. O processo é gratuito. 

Ascom/Setap

Comentários