Companhia Docas de Santana recebe barcaças para estudos de logística da região

A Companhia Docas de Santana (CDSA) recebeu nesta sexta-feira, 14, quatro barcaças da empresa Caramuru, que iniciará os trabalhos de transbordo de grãos vindos de Mato Grosso, que fazem parte do projeto Arco Norte. 

A operação é considerada um estudo de logística, a fim de verificar as condições do porto para receber os trabalhos da empresa. 

“Nesse primeiro momento vieram ás embarcações vazias para realizar uma espécie de treinamento do transbordo dos grãos no município”, explicou o diretor operacional da CDSA, Victor Hugo Holanda. 

Os grãos são transportados do Estado de Mato Grosso através da BR 163 até Miritituba no Pará, de onde deverão vir em barcaças até o Amapá. 

De acordo com o diretor, cada uma das barcaças suporta cerca de 2 mil toneladas de grãos, que posteriormente serão exportados através do Porto de Santana para o resto do mundo. 

“Essa operação teste mostra toda a estrutura do complexo operacional e a viabilidade da logística, o que importa em economia para empresa ao exportar seu produto através do Porto de Santana”, destacou. O diretor ressaltou, ainda, sobre os benefícios econômicos da operação para o município. “Teremos uma rentabilidade de cerca de 15% do Projeto Arco Norte para o município de Santana, além da geração de emprego e renda”, frisou. Além dos navios graneleiros, o porto continuará com as movimentações de transbordo de combustível, o que tem gerado para o Estado o recebimento de cerca de R$ 10 milhões em ICMS, através do pagamento de impostos sobre cada operação.

Comentários