Pessoas dormem em calçada para marcar consulta; Policlínica afirma que “não há necessidade”

Pessoas pernoitando para marcar consulta
Uma imagem causou polêmicas e várias discussões nas redes sociais nos últimos dias. A foto retrata pessoas esperando na calçada de um estabelecimento comercial (panificadora) o horário para iniciar a distribuição de senhas e também marcar consultas na Policlínica Alberto Lima, localizada no bairro Daniel, em Santana. 

Ainda de acordo com a postagem – que foi publicada por um internauta que teria ficado nessa mesma fila – já passava das 3h da madrugada quando teria sido feito o registro fotográfico, onde algumas pessoas procuram tirar alguns minutos para dormir ou descansar, enquanto aguardar pelo horário de entrega de senhas, marcado para as 7h da manhã. 

“Pacientes de Santana esperando a madrugada toda em frente a Policlínica Alberto Lima, para obtenção de senha, marcação de consulta e atendimento com o médico. Ficam ao relento na calçada da panificadora PaneD'Oro, bem na frente da unidade de saúde”, assim descreve a postagem, junto com a foto que repercutiu. 

É possível observar na imagem cerca de dez pessoas, além de cadeiras e lençóis são usados por essas pessoas que pernoitam no local. 

Antônia Cardoso, diretora da Policlínica
“Um desrespeito para garantir uma simples consulta”, desabafou uma internauta, que alega já ter ficado numa situação idêntica. “Fiquei acordada na semana passada e quase que não consigo marcar de tanta gente procurando o mesmo médico”. 

Marcação on-line
Procurada pelo blog, a diretora da Policlínica, Antônia Cardoso, informou que não existe qualquer obrigatoriedade das pessoas madrugarem no lado externo daquela unidade de saúde. 

“Não há essa necessidade de virem passar a noite por que a liberação das senhas de marcação de consultas só começa a ser distribuída a partir das 7h da manhã. Já buscamos facilitar essa questão de marcação de todas para evitar que pessoas continuassem madrugando por aqui, mas infelizmente não tem jeito”, explicou a diretora. 

Antônia adiantou que no próximo dia 30 de maio haverá o lançamento de um novo programa de marcação de consultas que eliminará essa questão de acumular filas que causam constantes transtornos à população. 

Policlínica oferece mais de 10 especialidades
“A partir do dia 1º de junho, as marcações já deverão ser através de agendamentos on-line, o que acabará de vez com essa tormenta de filas que se formam pelas madrugadas e assim facilitar os atendimentos dentro de um padrão mais dinâmico e rápido”, afirmou.

Desde o início deste ano, a Policlínica Alberto Lima vem oferecendo mais de 10 especialidades clínicas para um número que ultrapassa mais de 3 mil atendimentos mensais, sendo considerado uma das unidades municipais de saúde mais equipadas e conceituadas do Estado. 

“Graças a Deus que os especialistas que oferecemos estão sendo bem vistos pela população, se comparado à Macapá (capital) que carece de alguns desses profissionais, nós estamos realizando atendimentos bem acima dos nossos limites”, finalizou.

Comentários