Parceria entre TJAP e MP promove mais uma edição do curso de Práticas Restaurativas em Santana

O auditório do SEBRAE no município de Santana recebeu, durante uma semana, mais uma edição do curso de Práticas Restaurativas. A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá em cooperação com o Ministério Público Estadual, Secretaria de Educação do município de Santana e Secretaria Estadual de Educação. 

A capacitação contou com a participação de cerca de 90 pessoas e foi direcionada para toda a comunidade escolar do Colégio Joanira Del Castillo. 

A facilitadora e mediadora do Núcleo de Mediação do Ministério Público, Lucivane Sales, disse que “o curso busca promover, por meio do diálogo e consenso, a solução de conflitos existentes dentro do ambiente escolar, evitando que cheguem ao Judiciário em forma de processos, que poderiam ter sido evitados com a prática da mediação e conciliação na própria escola”. 

Ozeas Duarte,que trabalha na Escola Joanira Del Castillo há 24 anos, ressaltou que já participou de um curso com objetivos parecidos há 20 anos. 

“O curso que fiz se chamava “Ética e Cidadania no Convívio Escolar. Fui multiplicador desse conhecimento, só que à época, cursos como esses eram novidade e as pessoas não deram a devida atenção, mas agora sinto diferente”, destacou. 

“Com essa maneira restaurativa de agir que o curso nos oferece, passamos a ver as coisas de um jeito diferenciado, com mais responsabilidade e compromisso com as pessoas. Passamos a agir em favor da coletividade, nos tornando pessoas justas e imparciais”, finalizou Ozeas. 

O curso de Práticas Restaurativas iniciou na terça-feira (02) e encerrou no sábado (06), buscando uma cultura de pacificação social onde se utiliza metodologias de mediação em busca de um entendimento que pacifique as várias dimensões de um problema. 

A prática de Justiça Restaurativa nas escolas não se trata de um método conivente com conflitos, ao contrário, visa a reparação dos danos e a prevenção de futuros conflitos advindos das divergências originais.

Comentários