Na Feira do Remédios, fiscalização apreende 10 balanças que agiam de forma irregular

Uma ação integrada entre a Prefeitura de Santana e o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) foi realizada na feira dos Remédios II, na noite de sexta-feira (12/05), com o objetivo de conferir a precisão das balanças utilizadas na pesagem dos produtos e, assim, resguardar os direitos do consumidor. 

Durante a ação batizada de "Quilo Certo", foram apreendidas 10 balanças, de um total de 19 fiscalizadas pelos técnicos da Semdes e do Ipem. 

Os fiscais detectaram, também, que algumas balanças não possuíam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além do fato de que, em suas próprias embalagens, estava determinado que as mesmas só poderiam ser utilizadas para uso doméstico. 

Entre os equipamentos apreendidos também se encontravam balanças mecânicas que apresentaram péssimas condições de estado de conservação. 

De acordo com o coordenador de Estrutura, Abastecimento e Negócio da Semdes, Antonio Gomes, a ação buscou garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. 

Para que o consumidor tenha certeza que a balança está pesando corretamente basta verificar se a mesma passou pela inspeção do Ipem e se contém o lacre do Inmetro. 

A ação de fiscalização contou ainda com o apoio da Polícia Militar, sendo que a intenção dos órgãos é percorrer todas as feiras populares do município de Santana. 

Os comerciantes que fizerem a retirada dos seus equipamentos junto ao Ipem, deverão corrigir os erros detectados na fiscalização.

Comentários

  1. E isso ai prefeito, parabéns pela iniciativa, faça isso também nas batedeira de açai estamos levando 800ml inves de 1000 em algumas

    ResponderExcluir

Postar um comentário