Obra da Nefrologia de Santana está 95% concluída

Novo Centro de Nefrologia em Santana
Os munícipes de Santana devem ganhar, no início deste ano, uma obra importante na saúde. A construção da Nefrologia deve ser finalizada na segunda quinzena de fevereiro. Os trabalhos foram vistoriados na tarde desta sexta-feira, 06/12, pelos secretários de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, e de Infraestrutura, João Henrique. 

A unidade vai comportar 14 máquinas de hemodiálise, sendo que quatro delas ficarão em apartamentos isolados para pacientes hepáticos. A capacidade de instalação é para atender 42 pacientes/dia. A demanda prioritária é do município de Santana, Mazagão e localidades próximas. Atualmente, de Santana e Mazagão, 96 pacientes fazem a hemodiálise na Unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). 

Segundo João Henrique, a obra será repassada para a Sesa na próxima semana. "A estrutura está cerca de 95% pronta, só falta fazer o resinamento do piso, colocar algumas lâmpadas e portas. Isso é rápido. Até o final da próxima semana, a Seinf conclui e repassa a obra para a Secretaria de Saúde", afirmou. 

Após a obra ser repassada, será feita a montagem das máquinas de hemodiálise e um processo chamado de osmose reversa, que elimina até 99,98% dos sais minerais, metais pesados e microrganismos, purificando a água para ser usada na hemodiálise. 

"Hoje temos 96 pacientes de Santana e Mazagão que fazem hemodiálise em Macapá. Com a entrega dessa obra, vamos desafogar o atendimento na nefrologia do HCAL, que está com uma demanda de 260 pacientes", ressaltou Calandrini. 

Os profissionais que vão compor a equipe da Nefrologia de Santana são concursados aprovados no último concurso de 2012 e empossados dia 8 de agosto de 2016. De setembro a dezembro do ano passado, esses profissionais foram capacitação em fisiopatologia renal, hemodiálise, complicações, assistência de enfermagem, normas e rotinas. 

Comentários