No Afuá (PA), acusados de matar vereador sentam no banco dos réus

Sérgio Malaquias: morto com requintes cruéis
Está agendado para acontecer na manhã da próxima segunda-feira (05/12), no município de Afuá, distante há cerca de 260km da capital paraense, o julgamento de dois acusados de terem assassinado Sérgio Malaquias, ex-vereador daquele município

O crime aconteceu em meados do ano passado, durante uma viagem fluvial, na qual o ex-vereador estava viajando, sendo assassinado por dois elementos que adentraram em seu camarote, matando de maneira fria e cruel. 

Semanas após o crime, os dois principais suspeitos foram presos pela polícia paraense, indiciados sob o crime de homicídio bárbaro, motivados futilmente por possíveis questões de anseio político. 

“Contamos com a justiça, não mais por esperança, por que a nossa foi anulada, sabemos que sua vida acabou, foi tirada, mas não desejamos que o assassino fique solto, não podemos nem imaginar isso, pois além do pavor e do caos que nos causa, pensamos no risco que correm outras famílias de serem também violadas no mais importante que possuem, que é a vida”, relatou emocionada professora Renilce França, irmã do ex-vereador assassinado, ao blog. 

Passeata em Afuá (PA) pedindo justiça ao crime
Profissional da área da educação em Santana – onde também reside há décadas – Renilce seguirá ainda neste domingo (05) para o município de Afuá (PA), juntamente com outros parentes, para acompanharem de perto o julgamento dos acusados, pois, de acordo com a professora, a impunidade não pode ser mantida diante da gravidade cometida por tais envolvidos. 

“Assassinos como esses não podem ficar impunes, ou causarão novos sofrimentos, como o nosso que não desejamos a ninguém. Precisam ser condenados à penas máximas, principalmente em crimes bárbaros como esse, pois a vida precisa ter valor”, reitera a professora, lembrando que o irmão foi morto sem ter tido chances de defesa física, pois, vinha sendo constantemente ameaçado pelos mesmos acusados. 

“Ele já havia sido ameaçado e sofreu uma tentativa de homicídio em um ataque por um desses assassinos, que quebrou o vidro do carro do meu irmão e ainda lesionou o braço dele com arma branca”, ressaltou Renilce. 

Detalhes do Crime
Na noite do dia 07 de junho de 2015, o camarote onde estava o ex-vereador de Afuá (PA) Sérgio Malaquias foi abordado inesperadamente por dois elementos que desferiram diversos golpes de arma branca no ex-vereador, que faleceu ainda dentro da embarcação. 

Legislativo de Santana homenageia família do vereador morto
A forma com que o crime foi cometido causou grande repercussão no município e Afuá, além da revolta e indignação por parte da população local, foi chegou a realizar diversas passeatas na cidade, pedindo por paz social e cobrando providências das autoridades por justiça rígida nos assassinos. 

Dias após o crime, a polícia paraense conseguiu chegar aos principais envolvidos pelo crime, denominados de Pedro Paulo Lacerda (vulgo “Pelado”), junto com o comparsa Matuzalem Martins, que foram presos em localidades adjacentes ao município de Afuá e recambiados para sede de origem, onde permanecem presos para o julgamento. 

Além dos familiares do ex-vereador, inúmeros amigos e militantes políticos deverão comparecer ao Fórum para acompanhar o julgamento. 

“Meu irmão lutou pelos direitos do seu povo e merece que lutemos pela justiça ao direito de viver que foi retirado dele, pois a vida não tem preço, nem há justificativa para retira-la”, finalizou Renilce, que chegou a receber apoio e homenagens do Poder Legislativo de Santana na época da morte do irmão.

Comentários

  1. Amigas professoras da cidade de Afuá - Pará, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 76 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infanto-juvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados para a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O Site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.

    Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br



    Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.



    Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o às suas amigas professoras.



    Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.


    ResponderExcluir

Postar um comentário