Yara Lorrane: a santanense que concorre ao Parlamento Juvenil do Mercosul

Yara Lorrane: santanense que concorre ao PJM
Uma estudante santanense de apenas 15 anos está concorrendo ao Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). 

Yara Lorrane é aluna do Instituto Federal do Amapá (Ifap), no Campus de Macapá, onde cursa o 2º ano do curso Técnico em Mineração. Segundo a estudante, a arte faz parte de sua vida e a natureza é essencial para as oportunidades. 

“Tudo é belo quando se tem criatividade, originalidade e muita arte. O brilho encontramos nos materiais reaproveitáveis e reciclados depois de transformados que estão no meio ambiente. Vamos do lixo ao luxo”, descreveu a estudante. 

Yara passou por uma intensa seleção estadual, ficando entre outros três candidatos que também concorrem ao prêmio, porém, somente ela que está representando o segundo maior município amapaense. 

“Isso nos coloca numa posição que mostra claramente as coisas que somos capazes de alcançar e conseguir”, afirmou a estudante, que também está concluindo o Ensino Médio pela Escola Estadual Joanira Del Castillo. 

Yara idealizou um projeto denominado “Jovem Empreendedor Sustentável na Escola”, que busca incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras, promovendo um incentivo à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente em um elo para o mercado empreendedor. 

A votação que favorece a candidata pode ser feita através do link do PJM

O PJM
O Parlamento objetiva a promoção do protagonismo juvenil, através da abertura do diálogo sobre temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho, que fazem referência ao tema principal: “O ensino médio que queremos”. 

É coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). 

O jovem eleito representará sua unidade e o Brasil no PJM, em um mandato de dois anos, durante o qual participará dos processos de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Comentários

  1. Legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal. Vamos compartilhar e pedir o voto dos jovens de 14 a 18 anos. Somente esta faixa etária pode votar. Vamos lá, hoje é o último dia e termina as 23:00 h.estamos esperando seu voto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário