Dr.º Fábio, um mineiro que ajudou Santana

2016: Um de seus últimos registros
Fábio José dos Santos – ou Dr.º Fábio, como era popularmente conhecido – nasceu em Campo Belo (MG) no dia 10 de julho de 1979. Filho de Jadir José dos Santos e Ana Aparecida dos Santos. 

De origem humilde, desde cedo com 12 anos de idade começou a trabalhar nas plantações de café, ajudando a mãe e depois numa marcenaria; mas nunca deixou de estudar, e lá mesmo concluiu o Ensino Fundamental. 

Posteriormente mudou-se para Uberaba (MG), devido ter mais opções de estudos. Lá foi morar com uma tia que considerava sua 2ª mãe e iniciou trabalhando numa loja de materiais de construção enquanto concluía o Ensino Médio. 

Depois formou-se na Universidade de Uberaba em Fisioterapia no ano de 2002, ocasião em que veio para o Estado do Amapá, indo residir no município de Santana, em busca de emprego, aos 23 anos de idade. Ingressou no quadro público do Estado no ano seguinte. 

Eleito em 2009 para Vereador de Santana
Casou-se com Luanny Favacho (filha do ex-deputado estadual Amiraldo e Francisca Favacho), com quem teria um filho: Vitor Favacho dos Santos. 

Em 2005, seria eleito presidente da APAE em Santana, onde desenvolveu um trabalho voltado para a área social, além de ter sido professor universitário (na UNIFAP). Filiou-se ao PMDB, vindo a se candidatar nas eleições municipais de Santana em 2008, sendo o 5º mais votado daquele pleito com 1.494 votos válidos. 

Ainda no primeiro mandato, muito atuante, foi o vereador que mais apresentou projetos de lei, sendo ao todo 22 projetos, muitos dos quais, voltado em prol das pessoas carentes, além da área de segurança pública, saúde e social em geral. Um dos projetos que ele se dedicou com muito carinho foi o da isenção de IPTU, para os moradores da área de ressaca que vivem em extrema pobreza, situação em que muito bem vivenciou de perto na infância. 

Nas horas de folga, gostava de se dedicar à família
Depois de empossado, tornou-se vice-presidente da Câmara Municipal. Era considerado por parentes um homem extremamente caseiro, quando não estava na sede do Legislativo, gostava de está com a família, curtindo com o filho. Não tinha um habito de leitura, mas limitava-se a passar a vista nos noticiários, principalmente nas matérias de política. 

Gostava de música sertaneja, quando recordava suas origens. Amante do futebol, com apoio da sogra Francisca Favacho, reabilitou o Santana Esporte Clube, agremiação do município santanense que estava inativo há quase 15 anos e que voltou a disputar o Campeonato Estadual, chegando a ser o vice-campeão em 2009 e campeão sub-18 no mesmo ano, quando o Dr.º passou a ser mais um torcedor do “Canário Amapaense”, além do Atlético Mineiro, seu clube de coração, no Estado de origem (Minas Gerais). 

Na política amapaense, Fábio admirava a sogra, na qual citava como sua “mentora e orientadora política”, com quem tinha bastante afinidade. Já no âmbito nacional, admirava o ex-senador José Sarney, pelas referências que tinha dentro da história nacional. 

Sua última aparição, em abril, durante inauguração
Trabalhos Legislativos
Entre outros grandes trabalhos que o Dr.º Fábio Santos deixou foi a aprovação de dois concursos públicos somente na atual legislatura em que exercia, sendo um para a Companhia Docas de Santana (realizado em 2013) e outro para o quadro da Câmara de Vereadores do município (realizado em fevereiro deste ano). 

Debateu e contemplou o município com mais duas vagas de vereadores para o pleito deste ano, conforme determina a Legislação Federal para cidades com mais de 100 mil habitantes. Procurou sempre atender com mansidão e respeito as centenas de pessoas que lhe procuraram para reclamar dos problemas sociais e apresentar sugestões de melhorias. 

Uma de suas últimas aparições públicas aconteceu em abril desse ano, quando participou da reinauguração da Escola Municipal Gentila Nobre, no bairro Fonte Nova. Em 18 de abril passado, afastou-se da presidência da Câmara de Vereadores de Santana (cargo que ocupava desde 2013) para tratar da saúde, vindo a nos deixar na madrugada desta terça-feira, 06 de setembro de 2016, mas escrevendo nos anais da história recente de Santana um legado de trabalho e dedicação pelos serviços que lhe puderam ser prestados para o segundo maior município do Estado do Amapá.

Comentários

  1. Obrigado por esta homenagem... Mesmo longe, ficamos orgulhosos de saber que ele se tornou querido ai, junto a voces.
    Walter Souto

    ResponderExcluir
  2. Saudades Eternas
    Obrigado por tudo que fez pelo meu município. Santana agradece

    ResponderExcluir
  3. Grande dr fabio sera sempre lembrado por nos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário