Ocupação irregular no Delta do Matapí é debatido no Ministério Público

Na manhã desta quarta-feira (10), o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação de Santana, participou de reunião com autoridades do município e com os beneficiários do Conjunto Habitacional do Delta do Matapí, sorteados pela Caixa Econômica Federal e os ocupantes dos imóveis, para tentar resolver o conflito fundiário existente na área. 

A preocupação é que foi deferida reintegração de posse pelo juízo da 1ª Vara Cível de Santana, cuja execução foi suspensa pela intervenção do MP-AP, porque dentre as famílias que ocupam as unidades habitacionais, cerca de 18 encontram-se em extrema vulnerabilidade social e sem condições de providenciar outra moradia. Sessenta casas foram invadidas, todas fazem parte do conjunto habitacional e estão sendo construídas em parceria com o Governo Municipal e Caixa Econômica Federal. 

“O objetivo é consolidar o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo MP com o Município e os ocupantes, para que a reintegração do Conjunto Habitacional se dê da melhor forma possível e que seja observada a necessidade de moradia para as famílias carentes”, ressaltou o Promotor de Justiça,Adilson Garcia do Nascimento. 

Na reunião, a secretária municipal de Ação Social se comprometeu em providenciar, no prazo de 20 dias, um novo relatório socioeconômico das famílias e averiguar a possibilidade da Prefeitura arcar com os alugueis social de todos. 

Participaram da reunião a secretária de Ação Social do município de Santana, Socorro Sandin Góes, os procuradores do município, Augusto Lima e Manoel Freitas, assim como os beneficiários do Conjunto Habitacional do Delta do Matapí

Comentários