Município sai na frente com 1ª Central Térmica para Vacinação do Estado

Uma preocupação pública que vinha sendo discutida há anos pelo Poder Municipal tornou-se realidade na manhã desta sexta-feira (08/07), com a inauguração da “Rede de Frio”, um local construído para abrigar confortavelmente o sistema de distribuição de vacinas utilizadas na rede municipal de saúde de Santana. 

“Antes tínhamos uma preocupação que nunca acabava, principalmente quando faltava energia, pois tínhamos colocar dezenas de vacinas em caixas de isopor para evitar que elas se desgastassem ou perdessem suas consistências químicas”, lembrou a coordenadora da Rede de Frio no município Amanda Amoras, vendo que a situação tomou uma atual evolução em termos de armazenamento térmico. 

O novo espaço construído possui uma estrutura tecnicamente adaptada para guardar, armazenar e conservar diversos itens de vacinas que são posteriormente distribuídos no município. 

Numa sala própria, estão comportados seis (06) câmaras refrigeradoras e cinco (05) freezers que servem de apoio físico e sistemático para acomodar essas medicações e vacinas. 

“Agora podemos dizer que a saúde do povo de Santana está bem mais guardada”, comemorou Amanda. 

Esforço Coletivo
Na ocasião de inauguração do novo prédio, diversas autoridades locais e secretários municipais comentaram positivamente sobre a obra, que também garantirá maior eficácia por parte de seus colaboradores. 

“Por várias vezes tínhamos que nos virar de alguma forma para evitar a perda de vacinas quando faltava energia, podia está chovendo ou não. Mas hoje vemos essa época não irá mais se repetir”, considerou Agnaldo Freire, ex-secretário municipal de saúde de Santana, que acompanhou as inúmeras vezes que precisou providenciar o deslocamento imediato de dezenas de caixas de isopor (contendo medicações sorológicas e vacinas) para outros locais, evitando a possível perda material desses produtos. “Esse novo local nos mostra que a nossa realidade só tende a melhorar”. 

Já o atual secretário de Saúde de Santana Zeca Monteiro considerou a importância do companheirismo e da parceria entre os profissionais da saúde como um dos fatores excepcionais para a concretização da referida obra. 

“Para chegarmos até aqui, só foi possível com a colaboração de cada profissional que atua na saúde dessa cidade por saber que vidas se tornam dependente de seu trabalho e de sua determinação, o que nos deixa orgulhosos em poder alcançar bons resultados”, pontuou Zeca. 

Estrutura-padrão
Seguindo todas as exigências determinadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o novo prédio possui um compartimento (sala) exclusivo para acomodar as dezenas de cápsulas e ampolas de vacinas de diversas composições, além de outros itens médicos que utilizados diariamente no serviço público de saúde. 

Vale ressaltar que a temperatura do local é monitorada periodicamente por técnicos especializados, que buscam manter o ambiente dentro de um meio de resfriamento adequado que possibilite a longa duração de suas propriedades sorológicas. 

Como sobressalente de possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica no local, fica garantido o armazenamento refrigerado das vacinas através de um grupo gerador de potência ativa de até 180kv, capaz de assegurar a geração elétrica do ambiente por longo tempo de horas. 

“O que já estamos providenciando agora é a aquisição de um veículo do tipo frigorífico que levará essas vacinas de forma condicional até os postos de saúde da cidade e nas comunidades distantes da sede, o que já foi licitado e esperamos pela resposta”, garantiu Zeca.

Comentários