Da Lei Municipal ao sonho concretizado

Será entregue hoje (1º de julho) a tarde, às 16hs, a primeira fase do Complexo Centro de Referência do Idoso, na Vila Amazonas. 

Um espaço totalmente projetado para trabalhar o entretenimento, a diversão e o bem-estar da pessoa da terceira idade. 

A obra foi construída com recursos federais, oriundos de uma emenda parlamentar de autoria da Deputada Federal Dalva Figueiredo, tendo em contrapartida valores da Prefeitura de Santana. 

A obra será inaugurada em duas etapas, na qual essa 1ª contará com os seguintes atendimentos: psicológico, médico, odontológico, assistente social, massoterapia, nutricionista, fisioterapia, bem como os espaços adaptados (salas) como: consultórios médicos, odontológicos, salão de dança, salão de beleza, refeitório, espaço cultural, capela, dentre outros. 

Já na 2ª etapa, que será futuramente inaugurada, assim que concluírem os acabamentos, contarão com os seguintes espaços: academia, quadra e piscina para natação e hidroginástica. 

Lei materializada
O desejo de construção desse Centro surgiu ainda nos primórdios da municipalidade santanense, através da Lei Municipal n.º 026 sancionada no dia 19 de janeiro de 1990 pelo então prefeito Rosemiro Rocha, que autorizava a criação do Centro Municipal de Convivência de Idosos, após algumas entidades comunitárias (não-governamentais) solicitarem um maior reconhecimento público das ações que já realizavam na cidade. 

Com a sanção, ainda foi possível formalizarem várias reuniões que objetivavam a construção de um centro para a classe, mas acabou sendo esquecido por parte do Poder Estadual que havia na época se comprometido de ajudar na sua construção, mas retrucou de suas decisões. 

Passado tempo, a ideia ganhou força após a sanção de outra Lei Municipal 112, de 17 de setembro de 1993, que criaria um Núcleo Municipal de Atendimento ao Idoso, onde seria determinada a composição de conselhos do Executivo e da sociedade santanense, com o proposito de garantir maiores e melhores políticas públicas para a classe. 

No final da década de 1990, começam a surgir os primeiros grupos da terceira idade, que passam a “pressionar” o Executivo Municipal em conceder um local adequado para a realização de suas atividades de lazer e de melhorias para a saúde. 

Após diversos pedidos, a Prefeitura de Santana – ainda no ano de 2000 – vai buscando alternativas de atender os grupos da 3ª Idade e aluga locais destinados às práticas dessas entidades. 

Em 2005, já havia pelo menos cinco grupos voltados para a classe da 3ª Idade em Santana, e todos realizavam atividades em locais cedidos em caráter de aluguel. 

Entre 2006 e 2011, o assunto sobre a construção de um espaço exclusivo para a classe foi pautado em pelo menos três (03) reuniões de “Orçamento Participativo” – que são os orçamentos municipais debatidos diretamente com a população, através de reuniões comunitárias – porém, não havendo qualquer resultado que favorecesse esses grupos. 

Em 2014, houve um interesse do Executivo Municipal em rever a ideia de efetivar esse sonho de construção de um centro dedicado à 3ª idade, sendo agora concretizado após inúmeras tentativas de formalizar parcerias que pudessem garantir a sua concretização. 

Homenagem
Para uma obra grandiosa, foi necessário agraciar o local também com o nome de uma grande pioneira santanense: Antônia Rocha Freires. 

Antônia Rocha, a homenageada
A homenageada nasceu no dia 14 de março de 1918, no Rio Fortaleza, distrito de Jaburú dos Alegres, município de Gurupá (PA), onde casou-se com Josias Fortunato, formando com ele uma família que teve oito (08) filhos: Aldemira, Eldemira, Elmira, Telmira, Nelma, Alzemiro, Francisco e Rosemiro. 

Falecida em abril de 2004, aos 86 anos, Dona Antônia teve uma infância simples, uma juventude inquieta e os sonhos acalentados, de que um dia poderia fazer algo em prol dos mais humildes e carentes de Santana. 

Estava sempre serena, sábia, forte e com sua inseparável máquina de costura, a qual alinhava o futuro de sua família com conselhos e fortalecendo a autoestima de cada um. 

O respeito, a humildade e opção pelo coletivo, foram fatores determinantes na vida da homenageada, que é mãe do ex-prefeito de Santana Rosemiro Rocha e avó paterna do gestor municipal. Uma justa homenagem à quem dedicou parte de sua vida em ajudar o próximo. 

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana

Comentários

  1. que bela iniciativa. Parabéns!
    por favor, informe o nome do responsável por esse importante local bem como, o endereço do referido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário