Construção estratégica de UBS beneficiará 10 mil santanenses

Nova UBS construída no bairro Piçarreira
A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), confirmou para esta sexta-feira (08/07) a entrega da nova Unidade Básica de Saúde construída no Ramal do Delta do Matapí, no bairro Piçarreira, num trecho viário entre os distritos suburbanos do Elesbão e do Igarapé do Matapí-mirim. 

De acordo com o Executivo, a obra levou cerca de 10 meses para ser concluída, seguindo todos os requisitos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o propósito de atender um número significativo de pessoas diariamente. 

“Da mesma forma que vem funcionando a UBS da Área Portuária, faremos o mesmo com a nova UBS da Piçarreira, porém, lá o atendimento e os serviços serão ampliados, devido está num local bem localizado e com maior demanda”, disse o enfermeiro Antônio Carlos, lotado na Semsa, se referindo ao fato da nova Unidade ter sido erguida em um ponto considerado estratégico geograficamente. 

Equipamentos modernos
“A população dessas comunidades distantes do Centro de Santana e ribeirinhas vinham reivindicando há muito tempo pela construção de uma Unidade que desse maior atenção para essas famílias”, explicou o enfermeiro, lembrando o fato de que a única Unidade de Saúde existente na região – localizada dentro da comunidade do Elesbão – já não oferecia condições físicas (prédio) e sanitárias para atender a população. 

“A equipe médica da região já precisava de um local adequado para trabalhar e garantir melhor comodidade para o povo de Santana”, ressaltou. 

Beneficiários
Segundo a Semsa, pelo menos quatro das principais comunidades distritais estarão sendo beneficiadas com a nova UBS, que são Delta do Matapí, Elesbão, Vale das Bençãos e Piçarreira, além dos núcleos populacionais existentes nos ramais vicinais desses distritos. 

“Acredito que cerca de oito a dez mil pessoas estarão agora providas dos serviços dessa nova Unidade”, concluiu Carlos. 

A nova UBS do bairro Piçarreira será inaugurada na tarde desta sexta-feira (08/07), a partir das 16hs, e contará com 14 salas de atendimento médico, distribuídos nas seguintes especialidades: odontologia, pediatria, clínico geral, vacinação, farmácia, e outros.

Comentários