Vara da Infância de Santana estabelece normas para Quadra Junina

A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, sob a titularidade da Juíza Larissa Noronha, reuniu na manhã da última sexta-feira (10/06), no auditório do Fórum da cidade, com representantes do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, do Comissariado da Infância, da Liga das Associações Juninas de Santana e da coordenação do Coletivo Forte Cumaú. 

A reunião serviu para orientar e disciplinar quanto à entrada, permanência e segurança de crianças e adolescentes nos locais que acontecerão eventos da quadra junina no município de Santana, principalmente no Festival Junino de Santana que será realizado no período de 23 a 26 de junho; além do Forrozão do Tio Gigante que acontece de 30 de junho a 3 de julho, na área da antiga sede do Independente Futebol Clube. 

Guilhermino Borges Gomes, Mestre da Cultura Popular e Coordenador do Festival Junino, destacou a importância da reunião que visa garantir os direitos das crianças e dos adolescentes que participarão do evento. 

“O nosso objetivo é realizar um grande evento cultural, sem esquecer de assegurar a segurança necessária às crianças e aos adolescentes que vão brincar neste tradicional evento da cultura santanense”, destacou. 

Lauro Paula da Luz, Coordenador do Comissariado da Infância de Santana, disse que a fiscalização vai atuar de maneira eficaz, com intuito de evitar que crianças e adolescentes sejam vítimas de exploração sexual, de produtos que possam causar dependência física ou química, além de qualquer tipo de violência. 

“Já fizemos todo o planejamento da fiscalização do Comissariado de Santana para desenvolvermos durante o período da quadra junina. A nossa equipe está preparada para garantir que as crianças e os adolescentes tenham a garantia que as normas e as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente serão observadas e respeitadas”, ressaltou. 

A Juíza Larissa Noronha, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, acrescentou que a reunião serviu para prevenir qualquer forma de violência contra as crianças e adolescentes, possibilitando, assim, a garantia da proteção integral de cada um. 

“Esta reunião teve um caráter preventivo e o objetivo de evitar possíveis conflitos. O que exigimos é a garantia de que a crianças e os adolescentes possam se divertir e que os pais não tenham nenhum problema ou preocupação durante a realização das festividades juninas aqui no município de Santana”, finalizou.

Comentários