Interditado para obra, mudanças no itinerário de ônibus vem causando confusão

Avenida Princesa Isabel foi interditada para
colocação de nova tubulação pela Caesa.
Desde a última segunda-feira (30/05) que centenas de pessoas estão se confundindo com uma relacionada ao transporte público em Santana, tudo em razão de uma obra que vem sendo realizada na Avenida Princesa Izabel – nas proximidades do Canal do bairro Paraíso – o que obrigou os coletivos a alterarem a rota por outras ruas e avenidas da cidade. 

Segundo informações, a mudança dos itinerários dos coletivos vem causando sérias consequências para quem a utiliza diariamente, sendo que não conseguem identificar claramente os pontos por onde estariam circulando os veículos. 

“Estamos pior do que cego no meio de um tiroteio”, disse o estudante Almir Tavares, que utiliza diariamente a linha intermunicipal para seguir para a capital, onde cursa o 2º semestre do curso universitário em Administração numa faculdade particular. “E quem mais sofre com esses transtornos é somente a população”. 

Expansão
Interditada desde segunda-feira (30), a obra vem sendo realizada por uma empresa contratada pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) que vem ampliando a rede de distribuição de água para os bairros Paraíso e Fonte Nova, onde a mesma fará a colocação de manilhas e tubos de artefatos subterrâneos, considerados materiais de difícil montagem, porém, com maior resistência e durabilidade de tempo. 

“Existem duas frentes de trabalho envolvidas nessa obra, sendo que uma segue no sentido Centro-Paraíso, e foi necessário interditar essas vias para facilitar na interligação dessas redes de distribuição de água”, explicou um funcionário envolvido na obra, que preferiu não ceder o nome. 

Segundo a empreiteira, a obra no trecho deverá
durar mais de 30 dias.
Ainda de acordo com o funcionário, a interdição da Avenida Princesa Izabel – uma das principais vias traçadas no itinerário da linha de coletivos intermunicipais – pode ter um prazo mais longo do que se prevê. 

“Estimamos que essa 1ª etapa da obra deva durar mais de 30 dias, mas vamos procurar adiantar essa etapa no que for preciso”, garante. 

A referida obra também condiz na expansão da rede distribuidora de água, atendida pela Estação de Tratamento situada na Avenida Santana (bairro Paraíso), que atenderá bairros mais distantes como Mutirão, Fonte Nova e Parque das Laranjeiras. 

Como uma etapa desses serviços de expansão já iniciou pela Rua Deodoro da Fonseca, a outra etapa dos trabalhos deverá ser concluída após se interligarem no cruzamento da Avenida Princesa Isabel com a Rua Deodoro da Fonseca. 

Mudanças na rota
Com o bloqueio da Avenida Princesa Isabel – considerada uma das artérias de acesso das linhas de coletivo urbana e intermunicipal – os ônibus tiveram que alterar seus itinerários, pegando de surpresa centenas de usuários. 

A rota mudou tanto para os coletivos que deixam o Terminal Rodoviário de Santana, como para os coletivos que chegam de Macapá. Ou seja, quando saem do Terminal de Santana, chegam no cruzamento da Rua Euclides Rodrigues com a Avenida Princesa Isabel, dobrando assim na Avenida Dom Pedro I, seguindo até a Rua Tancredo Neves, para assim continuar na rota convencional da linha intermunicipal. 

“Fazemos a rota normal da linha até pegarmos a Avenida Princesa Isabel, mas quando deparamos com o trecho interditado, temos que seguir uma opção que não demore para atravessar e nem prejudicar os passageiros. Claro que alguns motoristas (de ônibus) fazem a rota que acharem melhor, mas desde que não ultrapasse o tempo completo da viagem”, explicou Aldo Ferreira, motorista de um dos coletivos que trafega na linha intermunicipal. 

Aldo disse que o problema maior não está tanto na chegada dos coletivos que seguem da capital, mas na saída de Santana. 

“Muita gente não se preocupa tanto com a hora de chegar de volta em casa, mas na hora de sair de Santana, que não sabem onde esperar pelo ônibus, se é na própria Avenida Princesa Isabel, ou se é na Avenida Dom Pedro I. Já ouvi passageiro me dizer que andou quase 1km (acima da sua rota normal) para não perder o horário do ônibus”, contou. 

Reclamações
Além da classe estudantil, também são centenas de pessoas que trabalham em Macapá que já começaram a sofrer as consequências causadas pela mudança “repentina” na rota dos coletivos intermunicipais. 

Outra etapa da ampliação da rede de água vem
sendo erguida na Rua Deodoro da Fonseca.
Uma dessas pessoas que se vê prejudicada pela mudança é a doméstica Socorro Pelaes, residente no bairro Paraíso, que somente essa semana já chegou duas vezes atrasada no local de trabalho. 

“Quando cheguei atrasada ontem, meu patrão já me advertiu para evitar que isso fique se repetindo se eu ainda quiser continuar trabalhando”, comentou a doméstica. 

Socorro ainda questionou que os coletivos não estão parando em qualquer lugar onde podem está os usuários aguardando, o que acaba comprometendo ainda mais no atraso até o local de trabalho. 

“Mesmo que haja três ou quatro pessoas esperando no mesmo local, os ônibus nem sempre param, alegando que existe ponto certo de pararem. O problema é que a população não sabe onde fica esse pontos certos de parada, e acaba nos deixando mais impacientes”, reclamou. 

O blog tentou contato com a Secretaria Estadual de Transportes (Setrap) para buscar informações sobre a mudança essas rotas da linha intermunicipal em Santana, mas não obtivemos êxito.

Comentários