“Dedicação exclusiva” na educação será debatida em Encontro Pedagógico

O município estará sendo palco de um evento pedagógico que debaterá publicamente a questão da exclusividade do ensino na educação municipal, focando também na sua importância social e sua valorização profissional. 

“Defendemos uma dedicação exclusiva para os professores e pedagogos, onde acreditamos nessa qualidade para a educação, ou seja, onde o professor se dedique a uma só escola, diferentemente do que ocorre hoje, que é esses profissionais trabalhando em vários empregos e assim ficando sem tempo para nenhum dele, eles vivem correndo para tudo, esquecendo a família, a vida comunitária e social”, explicou Rai Rosa, um dos coordenadores do evento. 

Segundo Rai, a questão da “dedicação exclusiva” no ensino vem sendo vista há tempos pelos profissionais da área, onde chegou até mesmo a ser apresentado e discutido em parceria com o Executivo Municipal, no propósito de serem efetivados essa idéia. 

“Se notarmos, o professor não tem tempo de ir a reunião de pais e mestres de seus filhos, tudo isso por falta de tempo. Queremos a dedicação exclusiva e para isso é também necessário a valorização salarial. A dedicação exclusiva já é lei, ela se transformou em lei em 2015 quando foi aprovado o plano Municipal de educação de Santana, onde o Poder Executivo passou a ter obrigação de implementar até 2017, mas nada impede de sua implantação este ano”, ressaltou. 

O evento está agendado para ocorrer nos dias 10 e 11 de junho, no auditório do Campus do Instituto Federal do Amapá (IFAP) em Santana, que contará com a presença de diversos profissionais de renome da educação municipal e estadual. 

“Nosso evento irá construir um texto para ser incluso no plano de carreira, cargo e salários dos servidores da educação de Santana, construiremos também um plano de luta para 2016 e 2017, além de fundarmos uma entidade para defender a dedicação exclusiva e avance em outras lutas pela qualidade da educação e pela qualidade de vida do professor e dos pedagogos em nosso município. Já temos apoio do prefeito, da secretária de educação, além de uma boa conversa com o poder legislativo”, pontuou Rai. 

Cronograma do Evento 

Manhã
08:00hs as 09:20hs – Credenciamento.
09:40hs – Momento Cultural e abertura do evento.
10:20hs – Aprovação do Regimento do Encontro.
10:40hs – Palestra.
Tema: Dedicação Exclusiva, Educação Integral e a Qualidade da Educação.
Palestrantes: Prof. Francisco Santiago (Especialista em Educação e Delegado na CONAE)
11:40hs – Final da Palestra.
12:00hs – Intervalo para almoço. 

Tarde
14:00hs – Palestra.
Tema: O Benefício da dedicação exclusiva na saúde do trabalhador.
Palestrantes: Elizabeth Moraes Guedes (psicóloga – área jurídica e escolar)
15:00hs – Palestra.
Tema: Impacto financeiro no Tesouro Municipal e benefícios imateriais na educação de Santana.
Palestrante: Antônia Moraes Guedes (Secretária Municipal de Educação)
16:00hs – Coffee Break
16:20hs – Palestra.
Tema: Como criar mecanismos (entidade representativa) para implementação do PNE, PEE e excepcionalmente a Meta 18 e estratégia 18,9 do PME de Santana.
Palestrante: Renilce França (Especialista em Educação e delegada na CONAE)
17:20hs – Palestra. Tema: Dedicaçao exclusiva e o Plano de carreira e Salário de Santana.
Palestrante: Carlos Sérgio Monteiro (advogado e ex-secretário de Educação de Santana)
18:20hs – Final. 

Dia 11 de junho (sábado) – Manhã. 

08:00hs – Grupo de Trabalho 3.1; de elaboração de proposta de lei para inclusão do PCCS;
08:00hs – Grupo de Trabalho 3.2; para organização da entidade;
08:00hs – Grupo de Trabalho 3.3; para elaboração de proposta de luta;
10:00hs – Coffee Break.
10:15hs – Plenária de aprovação da proposta de lei para inclusão no PCCS, proposta de luta e da entidade organizada para representar a classe;
11:00hs – Eleição da diretoria da entidade;
11:45hs – Encerramento com momento cultural e entrega da proposta de lei ao representante da Câmara de Vereadores e ao prefeito de Santana;
12:45 – Encerramento e distribuição dos certificados.

Comentários

  1. Vamos a luta companheiros, por melhor qualidade de vida profissional, social e educação de qualidade para os Santanenses.

    ResponderExcluir
  2. Vamos a luta companheiros, por melhor qualidade de vida profissional, social e educação de qualidade para os Santanenses.

    ResponderExcluir

Postar um comentário