Servidores da Vara de Família receberão curso de capacitação de Conciliadores e Mediadores

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) realizará no período de 16 a 20 de maio, das 14 às 18 horas no Plenário do Tribunal de Justiça, o curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, destinado aos servidores e estagiários das Varas de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá e Santana. 

O curso com duração de uma semana e carga horária de 20 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, irá qualificar servidores e estagiários para realizar as sessões de conciliação com técnicas mais elaboradas, para, assim, contribuir na solução consensuada dos conflitos que chegam ao Judiciário. 

A coordenadora da Central de Conciliação, juíza Joenilda Lenzi e as instrutoras do NUPEMEC Sônia Ribeiro e Conceição Meireles, repassarão técnicas de como lidar com conflitos, possibilitando aos participantes compreender e cooperar na resolução das contendas de forma aprimorada e mediada. 

Através da realização de cursos, palestras, workshops e treinamentos, a Justiça do Amapá oportuniza a capacitação de agentes de pacificação e no processo de disseminação da cultura da paz, com o compartilhamento de boas técnicas, práticas e soluções, resultando no aperfeiçoamento da conciliação e da mediação. 

“O processo judicial tradicional para resolver conflitos entre pessoas, é algo complexo e geralmente demorado. Mas a nossa legislação prevê a oportunidade para que as partes conciliem e coloquem um fim à lide (processo), antes mesmo que ela se inicie. Fazer acordo não é abrir mão de direitos e deixar o outro ganhar. Conciliar e mediar é encontrar um bom desfecho, onde todos sejam beneficiados”, finalizou a presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Desembargadora Sueli Pini.

Comentários