Artigo sobre comunidade ribeirinha de Santana será apresentado em Congresso Internacional

Acadêmicas da Ueap fizeram uma intensa pesquisa de campo
sobre a comunidade de Cachoeirinha, na Ilha de Santana.
No próximo mês de julho, um grupo formado por acadêmicas da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) vai apresentar na cidade de Porto (Portugal) um artigo sobre a comunidade ribeirinha de Cachoeirinha, localidade situada na região sudeste do distrito de Ilha de Santana. 

O referido trabalho – que tem como título “Influência da Sociedade Urbana na Identidade Cultural e Socioeconômica de Moradores da Comunidade de Cachoeirinha (Ilha de Santana)” – teve o objetivo de verificar a grande resistência dos moradores daquela comunidade sobre seus costumes urbanos e culturais, mantidos principalmente por seus mais antigos moradores, demonstrando uma clara satisfação local, e sem qualquer interesse de buscarem uma mudança de cotidiano. 

“São esses aspectos que fazem com que a região seja habitada por muitas gerações, eternizando a identidade dessa comunidade”, descreveu a acadêmica Aline Raposo, que o grupo que produziu o trabalho. 

Além de Aline, o grupo também conta com as acadêmicas Josilene Chaves e Paula Moreira, todas cursando o 7º semestre de Engenharia de Pesca na Ueap. 

Para produzirem de forma clara e objetiva, as acadêmicas recorreram a um trabalho de campo que somou diversas visitas à comunidade, entrevistas com moradores locais, além de um levantamento minucioso sobre a formação histórica e cultural da comunidade. 

Evento acontece na cidade do Porto (Portugal).
Garantindo com que o trabalho acadêmico seguisse todas as regras de uma produção didática, receberam a orientação de Ivan Andrade (colega de turma) e da professora-doutoranda Kátia Paulino. 

Congresso
O resultado positivo do trabalho motivou o grupo a apresenta-lo e debate-lo publicamente, sendo um este um dos artigos selecionados pela uma Comissão Organizadora do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016, na cidade do Porto (Lisboa), que recentemente foi eleita como “Melhor Destino Europeu 2014”. 

De acordo com o grupo, o artigo se enquadrou nos objetivos e nas temáticas que serão debatidos no Congresso, que anualmente apresenta artigos de cunho científico, que abordam os assuntos em questão e as perspectivas de investigação, que resultem em soluções e/ou aplicações para esses reais problemas. 

Apoio Financeiro
No entanto, para apresentar o referido trabalho acadêmico em âmbito internacional, o grupo vem correndo atrás de parcerias que possam auxiliar na viagem e nas despesas até o evento. 

Em meio à crise econômica que atravessa o país, o otimismo e a persistência dão forças para que tal trabalho alcance esse propósito, mesmo sabendo diante das dificuldades que podem aparecer no caminho. 

Comunidade Cachoeirinha, na Ilha de Santana.
“Talvez consigamos apoio com a própria universidade (Ueap), mas não é certo”, adiantou Aline. 

Cachoeirinha
Localizada na região sudeste do distrito de Ilha de Santana (pertencente ao município de Santana), a comunidade ribeirinha de Cachoeirinha existe há mais de meio século, formada em sua maioria por pessoas vindas das Ilhas do Pará. 

Com pouco mais de 900 habitantes, possui duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal), se desenvolvendo através da pesca de seus moradores. 

Distante da área urbana (sede) há cerca de 6km, o único acesso até a localidade é através de embarcações de grande e médio porte, saindo do Porto de Santana.

Comentários

  1. Materia muito boa, gostaria de autorização para republicar na edição impressa do Tribuna AMapaense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ficarei muito feliz se a matéria for divulgada

      Excluir
    3. Está sim autorizado, apenas divulgue a fonte (o blog) para reconhecer nosso trabalho por aqui.
      Muito obrigado!

      Excluir
  2. - Um orgulho para o curso de Engenharia de Pesca !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário