Ex-prefeito de Santana vai depor na Justiça Federal

Antônio Nogueira, ex-prefeito de Santana.
Está agendado para esta quarta-feira (02/03), na sede da Justiça Federal no Amapá, o depoimento do ex-prefeito de Santana José Antônio Nogueira (PT), e de outras autoridades políticas e do judiciário amapaense, que integram um inquérito que fora aberto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga uma possível rede de favorecimentos no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP).

O ministro que conduz o inquérito, aberto em 2015, Luiz Otávio de Noronha, designou o juiz federal Márcio Flávio Mafra Leal para fazer as oitivas.

Além do ex-prefeito santanense, também estão intimados para depor nesta quarta-feira, o desembargador aposentado Luiz Carlos Gomes, os conselheiros Amiraldo Favacho e José Júlio de Miranda, o deputado estadual Moisés Souza e os juízes Antônio Collares, Nelci Vasques, Carlos Canezin e Marco Antônio Miranda da Encarnação.

Nos autos do inquérito teriam denúncias de que autoridades do TJAP e do MP estariam colaborando entre si para influenciar decisões judiciais beneficiando, inclusive, membros do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa. Em troca, parentes dessas autoridades teriam sido nomeadas para cargos públicos.

Os primeiros depoimentos a serem inclusos no inquérito federal estavam agendados para começar na tarde desta terça-feira (1º de março). 

Nogueira foi prefeito de Santana no período de 2005 a 2008, sendo reeleito para o cargo até dezembro de 2012. O blog tentou contato com o ex-prefeito de Santana Antônio Nogueira para buscar esclarecimentos sobre seu depoimento, mas não obtivemos contato.

Comentários