Alerta Nacional coloca Santana sob risco de grandes inundações

O município de Santana recebeu ontem (08/03) um alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) sobre os possíveis riscos de intensas inundações que poderão atingir a cidade nos próximos dias. 

De acordo com o aviso do Cenad, o cenário de risco hidrológico para o município santanense é caracterizado pela possibilidade de ocorrência de processos de alagamento, inundação e de maré, inundação em canais de drenagem e igarapés. A Previsão de chuva para os próximos 10 (dez) dias é de 180 a 200 mm. 

Em Santana destaca-se a área do canal pluvial dos Bairros da Hospitalidade, Paraíso, Remédios I e Remédios II, Provedor I e Nova Brasília I, assim como também nas áreas próximas a curso d’água e áreas de desabamento. 

A previsão de tábuas de marés de ocorrência de elevação do coeficiente das marés nos próximos dias deverá começar (possivelmente) no dia 08 a 14 de março de 2016, favorecendo a subida do nível do rio e a possível ocorrência de inundações. 

Ressalta-se também o movimento de massas pelo fenômeno “terras caídas” na área costeira do município do Itaubal do Piririm e do Distrito do Bailique. 

O monitoramento e os alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão sendo baseados em dados hidrológicos repassados periodicamente por diversos órgãos estaduais e federais, como a Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Ministério das Minas e Energia, e o Núcleo De Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (NHMET/IEPA).

Comentários

  1. SEMPRE É PRECISO TER MUITO CUIDADO E ATENÇÃO COM ÁGUA EM EXCESSO, COMPORTAS DEVEM SER VERIFICADAS NO CANAL DA ANTIGA BRUMASA, LIMOEZA DE CANIA DEVE ESTAR EM DIA, E DEFESA CIVIL EM ALERTA

    ResponderExcluir
  2. Ai devo dizer...
    Não joguem lixo... A maioria dos alagamentos provem disso.

    ResponderExcluir
  3. Esse tal de Hamilton carf
    É um idiota , fala como se fosse uma brincadeira!
    Não entende que isso é sério?
    Tem pessoas de bem naquele lugar!

    ResponderExcluir
  4. Esse tal de Hamilton carf
    É um idiota , fala como se fosse uma brincadeira!
    Não entende que isso é sério?
    Tem pessoas de bem naquele lugar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário