Imprensa francesa acompanha o Carnaval de Santana

Com a presença diária de mais de 40 mil pessoas que visitam o município de Santana desde o último sábado (06) – quando houve a abertura oficial do Carnaval santanense – o número de simpatizantes veio somente aumentando para prestigiar uma das festividades mais animadas do ano. 

No meio desse público estava o jornalista Jeann Biellis, vindo da Guiana Francesa, com o objetivo de buscar informações e materiais relacionados ao evento que tanto é valorizado pelo povo brasileiro. 

“Falam muito no Brasil fora daqui como a terra do Carnaval, e todo ano recebemos inúmeros convites para acompanharmos e participarmos dessa ocasião”, disse o jornalista, que visita pela 1ª vez o Carnaval de Santana. 

Acompanhado da namorada Sônia (que é brasileira do Estado do Pará), o jornalista estava incumbido de fazer a cobertura do Carnaval em Macapá, mas soube “em cima da hora” que o evento havia sido cancelado e que a principal opção estava voltada para o segundo maior município do Estado. 

“Quando visitei o evento (de Santana) no domingo, percebi uma certa organização que me impressionou, mas que precisa apenas ser mais valorizada pelas autoridades”, se expressou Jeann, que ainda permanecerá no Estado até o próximo domingo (14). 

Outras coberturas
Esta não é a primeira vez que profissionais da imprensa francesa visitam o Amapá no período carnavalesco. Em 2011, alguns jornalistas da Guiana Francesa fizeram a cobertura do Carnaval do Meio do Mundo e exibiram em duas emissoras estrangeiras. 

No ano seguinte (2012), representantes do Journal France Guyane e TV Guyane Premiere estiveram filmando o carnaval amapaense em cinco municípios do Estado (Macapá, Santana, Amapá, Oiapoque e Laranjal do Jarí), na qual foi utilizado como material publicitário em diversas emissoras francesas. 

Na época, essas visitas internacionais tiveram apoio da Setur (Secretaria de Estado do Turismo), que disponibilizou até tradutores bilíngues para acompanhar os visitantes franceses.

Comentários