Lançado no Amapá o Plano Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

A prefeitura de Santana, participou desta manhã de segunda- feira, (18/01), do plano nacional contra o mosquito Aedes aegypti, com a presença de diversos prefeitos amapaenses, entre eles, o prefeito de Santana, Robson Rocha, acompanhados de diversos secretários municipais, onde tratariam assuntos do novo Plano que será executado pelo Governo do Amapá nos 16 municípios do Estado. 

Numa iniciativa do Poder Estadual, o Plano de ações visa unir os executivos municipais para enfrentar o mosquito Aedes aegypti. Atualmente considerado o maior problema de saúde pública do Brasil, a infestação do mosquito preocupa pela transmissão de quatro endemias: Dengue, Febre Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana, e provoca ainda a pouco conhecida Microcefalia – doença que afeta o cérebro de bebês. 

A partir de agora, os Poderes Estadual e Municipais, Ministério Público, Tribunais de Justiça do Amapá (Tjap) e de Contas do Estado (TCE), além do Legislativo e Exército Brasileiro, vão somar forças para mobilizar toda a população amapaense na campanha lançada, no Palácio do Setentrião, sede do governo Estadual. Prefeitos, vice-prefeitos e outros representantes dos 16 municípios compareceram à solenidade. 

O Amapá terá os próximos 240 dias – tempo de quatro ciclos de reprodução bimestrais do Aedes – para cumprir um extenso cronograma de atividades que depende, sobretudo, da participação da sociedade. 

Apresentado pelo chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado, Emanuel Bentes, o Plano de Ações Integradas de Controle do Vetor Aedes tem como principal objetivo colocar em prática ações que impeçam o nascimento do mosquito.

Comentários