Diocese de Macapá cancela o Círio Fluvial

O Círio Fluvial que ocorreria na tarde desta sexta-feira, 09/10, foi cancelado por motivos de segurança. Segundo a comissão organizadora do evento, a maré estava baixa, impossibilitando que a embarcação que faria o translado aquático da imagem de Nossa Senhora de Nazaré atracasse na Rampa do bairro Santa Inês. A recomendação foi feita pela Marinha do Brasil e acatada pela Diocese. 

Este ano o Círio Fluvial sairia de Macapá em direção ao município de Santana, diferente dos anos anteriores, quando o percurso era inverso. Com o cancelamento, a imagem seguiu para a Igreja Nossa Senhora de Fátima, próxima à Praça Cívica de Santana em carreata. 

Círio Fluvial
O Círio Fluvial ocorre todos os anos e é acompanhado por embarcações de médio e pequeno portes que são enfeitadas e seguem a balsa que leva a imagem de Nossa Senhora pelo rio. O momento é de muita emoção para ribeirinhos, pescadores e outros fiéis que acompanham a romaria. 

Segue a nota na íntegra: 

Nota de Esclarecimento 

A Comissão Organizadora do Círio de Nazaré 2015 em Macapá esclarece que o Círio Fluvial que aconteceria na tarde desta sexta-feira (09/10) foi cancelado por motivos de segurança dos fiéis. 
A Marinha do Brasil orientou que a balsa que transportaria a imagem da Virgem de Nazaré pelas águas do Rio Amazonas não atracasse na Rampa do bairro Santa Inês, na capital. A instituição alegou que já havia passado o pico da maré alta e haviam riscos de acidentes ao tentar atracar. 
A embarcação chegou por volta de 13h10 no porto em Macapá. A orientação da Marinha, responsável pela segurança no trajeto aquático, foi acatada pela organização da festividade que decidiu seguir em carreata até o município de Santana e seguir a programação do Círio de Nazaré 2015 normalmente.
Haverá uma missa às 18h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, próxima à Praça Cívica. Este ano, o Círio Fluvial seguiria um novo itinerário: saindo de Macapá, da Rampa do Santa Inês, com destino à Santana, no Porto do Grego, para que os fiéis e embarcações pudessem acompanhar a peregrinação e conseguir atracar de forma segura no porto macapaense.
Como prezamos pela segurança dos fiéis, pedidos a compreensão de todos e continuamos em oração para que o Círio de Nazaré 2015 aconteça sob as graças de Deus e de Maria. 

ATENCIOSAMENTE 

Assessoria de Comunicação do Círio de Nazaré 2015

Comentários