Somente esta semana, Santana já ficou 48 horas sem energia elétrica

Entre os dias 1º e 05 de agosto, já foram três
grandes "apagões" que ocorreram em Santana.
A afirmação – nada satisfatória – vem dos próprios moradores de pelo menos cinco bairros do segundo maior município do Estado do Amapá. 

Depois de amargarem mais de 21 horas sem o fornecimento de energia elétrica ocorrido no último dia 1º de agosto (sábado passado), que somente normalizou no final da tarde do domingo (02), cerca de 50 mil habitantes espalhados nos bairros Paraíso, Mutirão, Fonte Nova, Parque das Laranjeiras e Jardim de Deus I e II ainda enfrentaram outros três grandes “apagões” que aconteceram no decorrer desta semana (interrupções que duraram entre 30 minutos e uma hora). 

“Já se tornou uma bagunça sem tamanho com a gente, que chega ao ponto de ficarmos mais tempo sem energia do que usando ela”, reclamou o comerciante Francisco Soares, que reside no bairro Fonte Nova. 

De acordo com o comerciante, do início da semana até ontem (06), houve três “apagões” que aconteceram em seu bairro, sendo os dois primeiros duraram mais de meia hora (cada), deixando seu Francisco bastante preocupado com possíveis perdas, tanto materiais como comerciais. 

“Já houve aquele ‘apagão’ de domingo (02) que nos deixou praticamente o dia todo sem energia, e na segunda-feira, já faltou de novo e custou voltar. Aí passa um dia e falta energia novamente. Assim não tem condições”, disse revoltado o comerciante que, segundo seus cálculos, a soma desse tempo em que houve essas interrupções no início da semana, chega a resultar em quase dois dias sem energia consumida normalmente pelo comerciante. “A gente não consome energia todo dia, mas tem que pagar por ela na data certa, se não eles cortam”. 

Sem aviso prévio
A mais recente interrupção ocorreu na tarde desta quinta-feira (06), onde duas equipes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) estiveram trabalhando na rede de distribuição de energia elétrica, situada na Rodovia Duca Serra, mesmo local que registrou o mais longo “apagão” da história do setor elétrico no Amapá no último domingo (02). 

Somando as interrupções, Santana ficou cerca de
48 horas sem energia em diversos bairros.
O fornecimento de energia foi desligado pela concessionária, causando, mais uma vez, indignação da população santanense. 

“Antes, a CEA comunicava quando iria faltar energia, agora chega e vai logo se achando dona da situação”, questionou Dona Creuza do Carmo, que possui uma batedeira de açaí nas proximidades do local onde a CEA esteve realizando os tais serviços. 

Trabalhadores da CEA que se encontravam no local, informaram ao blog Santana do Amapá que foram acionados (sob caráter emergencial) para executarem os reparos que não foram efetivamente concluídos no último domingo. 

“No domingo passado foi apenas retirado o poste que havia causado aquele ‘apagão’ em Santana, e agora seria preciso refazer toda a rede de distribuição que foi isolada e assim retomar com a distribuição novamente, evitando que essa mesma rede sofra danos novamente”, explicou um eletricista da CEA, que ainda justificou a demora nos trabalhos. “Fomos chamados para o serviço de maneira emergencial e não havia muitos eletricistas disponíveis, por isso que o serviço acaba se prolongando”. 

A recolocação do posteamento danificado no domingo (02) e reposição da rede de distribuição elétrica na Rodovia Duca Serra somente foi concluída depois das 19hs da noite, ou seja, cerca de 6hs sem energia elétrica em quase 55% da área urbana de Santana.

Comentários